Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Maria Carolina de Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-13T18:27:21Z-
dc.date.available2025-08-13T18:27:21Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationAMARAL, Maria Carolina de Almeida. Leitura do silêncio em "A chegada", de Shaun Tan. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37887-
dc.description.abstractThis dissertation investigates how silence functions as a narrative device in The Arrival, by Shaun Tan. It begins with the understanding that silence, far from representing absence, constitutes an expressive presence capable of producing meaning in the relationship between reader and image. The research is justified by the interest in understanding how silence–often devalued in contemporary cultural practices–can be mobilized as an aesthetic experience in children's literature. Using a qualitative approach, the study draws on philosophical, aesthetic, and literary references, with emphasis on authors such as Walter Benjamin, Jorge Larrosa, David Le Breton, Cecilia Bajour, and Georges Didi-Huberman. The investigation is organized into three chapters: the first discusses the idea of childhood as experience, not merely as a stage of life, and children's literature as a territory open to aesthetic complexity; the second maps the multiple dimensions of silence and its manifestations in literature; the third analyzes how silence is inscribed in the images, materiality, empty spaces, and other narrative strategies in Tan's work. The reading of the book shows that, by constructing a cartography of silences, the author invites the reader to engage in a sensitive and participatory reading, revealing silence as a powerful meaning-making tool. It is concluded that, in this context, silence can enrich the reading experience and broaden the ways of thinking about children's literature, challenging age-based boundaries and affirming itself as a fertile field for poetic experimentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSilêncio na literatura - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLivros ilustradospt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectHistórias sem palavraspt_BR
dc.subjectTan, Shaun, 1974-pt_BR
dc.subjectSilence in literature - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIllustrated bookspt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectStories without wordspt_BR
dc.titleLeitura do silêncio em "A chegada", de Shaun Tanpt_BR
dc.title.alternativeReadings of silence in "The arrival", by Shaun Tanpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o modo como o silêncio opera como dispositivo narrativo na obra A chegada, de Shaun Tan. Parte-se da compreensão de que o silêncio, longe de representar ausência, constitui uma presença expressiva, capaz de produzir significação na relação entre leitor e imagem. A pesquisa justifica-se pelo interesse em compreender como o silêncio, frequentemente desvalorizado nas práticas culturais contemporâneas, pode ser mobilizado como experiência estética na literatura para a infância. Com uma abordagem qualitativa, o trabalho articula referenciais da filosofia, da estética e dos estudos literários, com destaque para autores como Walter Benjamin, Jorge Larrosa, David Le Breton, Cecilia Bajour e Georges Didi-Huberman. A investigação organiza-se em três capítulos: o primeiro discute a ideia de infância como experiência, não somente como um momento da vida, e a literatura para a infância como território aberto à complexidade estética; o segundo mapeia as múltiplas dimensões do silêncio e suas manifestações na literatura; o terceiro analisa como o silêncio se inscreve nas imagens, na materialidade, nos vazios e nas demais estratégias narrativas da obra de Tan. A leitura da obra evidencia que, ao construir uma cartografia de silêncios, o autor convoca o leitor a uma leitura sensível e participativa, revelando o silêncio como uma potente ferramenta de significação. Conclui-se que, nesse contexto, o silêncio pode enriquecer a experiência leitora, e também ampliar os modos de se pensar a literatura para a infância, desafiando limites etários e afirmando-se como campo fértil de experimentação poética.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2042-7979pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3853008855058677pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3719-6663pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2353-4510pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leiturasilenciochegadatan.pdf15,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons