Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37879
Título: Interface entre indústria 4.0 e trabalho humano: comparação das percepções dos professores universitários do Brasil e de Portugal sobre as competências para a nova era industrial
Título(s) alternativo(s): Interface between industry 4.0 and human labor: comparison of the perceptions of professors from Brazil and Portugal about the competencies for the new industrial era
Autor(es): Maruyama, Larissa
Ito, Luiz Henrique Koichi
Orientador(es): Picinin, Claudia Tania
Palavras-chave: Automação
Capital humano
Competências essenciais
Percepção
Professores universitários - Brasil
Professores universitários - Portugal
Automation
Human capital
Core competencies
Perception
College teachers - Brazil
College teachers - Portugal
Data do documento: 17-Jun-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARUYAMA, Larissa; ITO, Luiz Henrique Koichi. Interface entre indústria 4.0 e trabalho humano: comparação das percepções dos professores universitários do Brasil e de Portugal sobre as competências para a nova era industrial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, trouxe uma nova demanda de competências multifacetadas marcadas não apenas por conhecimentos aprofundados das tecnologias emergentes, como também pela necessidade de habilidades comportamentais do ser humano. Para a educação, o papel dos professores é essencial para formação de profissionais que estejam aptos para responder a essa nova demanda. Considerando que países desenvolvidos, como Portugal, estão mais avançados nessa adaptação em comparação a países emergentes, como o Brasil, torna-se relevante investigar essa discrepância. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo comparar quais competências são mais valorizadas entre os professores universitários do Brasil e de Portugal para a formação de trabalhadores qualificados para atuar na Indústria 4.0. Para isso, foi aplicado aos professores universitários do Brasil e de Portugal um questionário sobre as competências necessárias para a Indústria 4.0 desenvolvido pelo Grupo Organizações e Sociedade (O&S) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em parceria com outras universidades. A análise de dados foi conduzida por meio de cálculos de estatística descritiva como as médias de importância e seus respectivos desvios-padrão. Como resultado, a competência conhecimento básico de alfabetização foi a melhor avaliada para ambos os países. Para os brasileiros, as competências obtiveram notas altas de importância, porém o desempenho recebeu notas baixas, sendo três domínios postos como destaque: domínio soft skills, técnico e inovação. Já para os portugueses, a percepção entre importância e desempenho foi mais equilibrada, sendo cinco dos seis domínios listados entre as dez competências de maior relevância. Desse modo, o presente estudo esclarece as diferenças entre instituições de ensino de diferentes países no que diz respeito ao contexto da Indústria 4.0 e o mercado de trabalho.
Abstract: The Fourth Industrial Revolution, also known as Industry 4.0, has brought a new demand for multifaceted competencies marked not only by in-depth knowledge of emerging technologies but also by the need for human behavioral skills. For education, the role of professors is essential in training professionals who are able to respond to this new demand. Considering that developed countries such as Portugal are more advanced in this adaptation compared to emerging countries such as Brazil, it becomes relevant to investigate this discrepancy. Therefore, this study aims to compare which competencies are most valued among university professors in Brazil and Portugal for the training of qualified workers to work in Industry 4.0. To this end, a questionnaire on the skills required for Industry 4.0 developed by the Organizations and Society Group (O&S) of the Federal Technological University of Paraná in partnership with other universities was administered to university professors in Brazil and Portugal. Data analysis was conducted using descriptive statistics, such as mean importance ratings and their respective standard deviations. As a result, the competency "basic literacy" was rated highest in both countries. In Brazil, the competencies received high importance scores but low performance ratings, with three domains standing out: soft skills, technical skills, and innovation. In contrast, Portuguese respondents showed a more balanced perception between importance and performance, with five out of the six domains ranked among the ten most relevant competencies. Therefore, this study sheds light on the differences between educational institutions in different countries with respect to Industry 4.0 and the labor market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37879
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
competenciasindustria40.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons