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dc.creatorMaruyama, Larissa-
dc.creatorIto, Luiz Henrique Koichi-
dc.date.accessioned2025-08-13T15:54:15Z-
dc.date.available2025-08-13T15:54:15Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationMARUYAMA, Larissa; ITO, Luiz Henrique Koichi. Interface entre indústria 4.0 e trabalho humano: comparação das percepções dos professores universitários do Brasil e de Portugal sobre as competências para a nova era industrial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37879-
dc.description.abstractThe Fourth Industrial Revolution, also known as Industry 4.0, has brought a new demand for multifaceted competencies marked not only by in-depth knowledge of emerging technologies but also by the need for human behavioral skills. For education, the role of professors is essential in training professionals who are able to respond to this new demand. Considering that developed countries such as Portugal are more advanced in this adaptation compared to emerging countries such as Brazil, it becomes relevant to investigate this discrepancy. Therefore, this study aims to compare which competencies are most valued among university professors in Brazil and Portugal for the training of qualified workers to work in Industry 4.0. To this end, a questionnaire on the skills required for Industry 4.0 developed by the Organizations and Society Group (O&S) of the Federal Technological University of Paraná in partnership with other universities was administered to university professors in Brazil and Portugal. Data analysis was conducted using descriptive statistics, such as mean importance ratings and their respective standard deviations. As a result, the competency "basic literacy" was rated highest in both countries. In Brazil, the competencies received high importance scores but low performance ratings, with three domains standing out: soft skills, technical skills, and innovation. In contrast, Portuguese respondents showed a more balanced perception between importance and performance, with five out of the six domains ranked among the ten most relevant competencies. Therefore, this study sheds light on the differences between educational institutions in different countries with respect to Industry 4.0 and the labor market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Portugalpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectHuman capitalpt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectCollege teachers - Brazilpt_BR
dc.subjectCollege teachers - Portugalpt_BR
dc.titleInterface entre indústria 4.0 e trabalho humano: comparação das percepções dos professores universitários do Brasil e de Portugal sobre as competências para a nova era industrialpt_BR
dc.title.alternativeInterface between industry 4.0 and human labor: comparison of the perceptions of professors from Brazil and Portugal about the competencies for the new industrial erapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, trouxe uma nova demanda de competências multifacetadas marcadas não apenas por conhecimentos aprofundados das tecnologias emergentes, como também pela necessidade de habilidades comportamentais do ser humano. Para a educação, o papel dos professores é essencial para formação de profissionais que estejam aptos para responder a essa nova demanda. Considerando que países desenvolvidos, como Portugal, estão mais avançados nessa adaptação em comparação a países emergentes, como o Brasil, torna-se relevante investigar essa discrepância. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo comparar quais competências são mais valorizadas entre os professores universitários do Brasil e de Portugal para a formação de trabalhadores qualificados para atuar na Indústria 4.0. Para isso, foi aplicado aos professores universitários do Brasil e de Portugal um questionário sobre as competências necessárias para a Indústria 4.0 desenvolvido pelo Grupo Organizações e Sociedade (O&S) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em parceria com outras universidades. A análise de dados foi conduzida por meio de cálculos de estatística descritiva como as médias de importância e seus respectivos desvios-padrão. Como resultado, a competência conhecimento básico de alfabetização foi a melhor avaliada para ambos os países. Para os brasileiros, as competências obtiveram notas altas de importância, porém o desempenho recebeu notas baixas, sendo três domínios postos como destaque: domínio soft skills, técnico e inovação. Já para os portugueses, a percepção entre importância e desempenho foi mais equilibrada, sendo cinco dos seis domínios listados entre as dez competências de maior relevância. Desse modo, o presente estudo esclarece as diferenças entre instituições de ensino de diferentes países no que diz respeito ao contexto da Indústria 4.0 e o mercado de trabalho.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Picinin, Claudia Tania-
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Guilherme Moreira Caetano-
dc.contributor.referee1Picinin, Claudia Tania-
dc.contributor.referee2Puglieri, Fabio Neves-
dc.contributor.referee3Teixeira, Tatiane-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

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