Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37851
Título: Estabilização de solo com adição de cal para fins de pavimentação na região Sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Soil stabilization with addition of lime for paving purposes in the Southwest region of Paraná
Autor(es): Antunes, Érica Marques
Orientador(es): Pelaquim, Flávia Gonçalves Pissinati
Palavras-chave: Estabilização do solo
Cal
Pavimentos
Solos - Acidez
Soil stabilization
Lime
Pavements
Soil acidity
Data do documento: 23-Jun-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANTUNES, Érica Marques. Estabilização de solo com adição de cal para fins de pavimentação na região Sudoeste do Paraná. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: A infraestrutura de transporte é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um país. No Brasil, as rodovias desempenham papel central, movimentando grande parte das cargas e passageiros. No entanto, apenas 12,4% da extensa malha rodoviária brasileira é pavimentada, elevando os custos e comprometendo a segurança dos usuários. Diante desse cenário, é essencial ampliar investimentos na pavimentação, explorando alternativas que reduzam custos e impactos ambientais. A estabilização de solos surge como uma solução viável, pois aproveita o solo local, minimizando gastos com aquisição e transporte de materiais, além de mitigar danos ambientais associados à retirada de materiais das jazidas. Dentro dessa abordagem, este trabalho buscou avaliar a eficiência do método de estabilização com adição de cal aplicado ao solo argiloso de Pato Branco-PR, investigando a influência dos teores de cal na resistência e na expansibilidade das misturas solo-cal, a fim de verificar a possibilidade de utilização como camadas de pavimentos. Para a estabilização foi utilizada cal hidratada (CH-III) e aplicado o método de dosagem normatizado pelo DNIT, o ensaio de pH. O teor ótimo apontado pelo método foi de 6% de cal, sendo adotado para os ensaios valores variando em ±2% em torno deste teor, ou seja, teores de 4%, 6% e 8% de cal. Posteriormente, para a determinação do ponto de máxima eficiência de compactação para o solo natural e o solo estabilizado, foi realizado o ensaio de compactação, no qual os corpos de prova foram compactados na energia normal. Os resultados mostraram o aumento da umidade ótima e a diminuição da massa especifica aparente seca máxima, conforme o aumento do teor de cal adicionado. As avaliações das propriedades mecânicas ocorreram através do ensaio de Índice de Suporte Califórnia e Expansibilidade, e mostraram que adição de cal apresenta importantes incrementos de resistência e expressivas reduções de expansibilidade. De uma forma global, as misturas solo-cal analisadas demonstraram um desempenho compatível com as normas vigentes para aplicação em camadas de subleito, reforço de subleito e sub-base. Porém, os ganhos de resistência não satisfizeram as especificações mínimas exigidas pelo DNIT para utilização como base de pavimentos.
Abstract: Transportation infrastructure is essential for the socioeconomic development of a country. In Brazil, highways play a central role, moving a large part of cargo and passengers. However, only 12.4% of the extensive Brazilian road network is paved, increasing costs and compromising user safety. Given this scenario, it is essential to increase investments in paving, exploring alternatives that reduce costs and environmental impacts. Soil stabilization emerges as a viable solution, as it takes advantage of local soil, minimizing costs with acquisition and transportation of materials, in addition to mitigating environmental damage associated with the removal of materials from deposits. Within this approach, this study sought to evaluate the efficiency of the stabilization method with the addition of lime applied to the clayey soil of Pato Branco-PR, investigating the influence of lime levels on the strength and expansibility of soil-lime mixtures, in order to verify the possibility of using them as pavement layers. Hydrated lime (CH-III) was used for stabilization and the dosage method standardized by DNIT, the pH test, was applied. The optimum content indicated by the method was 6% lime, and values varying by ±2% around this content were adopted for the tests, i.e., contents of 4%, 6% and 8% lime. Subsequently, to determine the point of maximum compaction efficiency for the natural soil and the stabilized soil, the compaction test was performed, in which the test specimens were compacted at normal energy. The results showed an increase in optimum moisture content and a decrease in maximum dry apparent specific mass, as the added lime content increased. The evaluations of the mechanical properties were carried out through the California Support Index and Expansibility tests, and showed that the addition of lime presents significant increases in resistance and significant reductions in expandability. Overall, the soil-lime mixtures analyzed demonstrated a performance compatible with the current standards for application in subgrade layers, subgrade reinforcement and sub-base. However, the gains in resistance did not meet the minimum specifications required by DNIT for use as a pavement base.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37851
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estabilizacaosolocalpavimentacao.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons