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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37843
Título: | Aplicação do método do PCI - Paviment Conditions Index - para determinação de serviços de restauração em um trecho da Avenida Tupi de Pato Branco - PR |
Título(s) alternativo(s): | Application of the PCI method - Pavement Condition Index - for determining testoration services on a section of Avenida Tupi in Pato Branco-PR |
Autor(es): | Pilotti, Gabriela Rodrigues Haskel, Mariani Karoline |
Orientador(es): | Franco, Káthia Josiane Bitencourt |
Palavras-chave: | Pavimentos Tráfego urbano Pavimentos - Defeitos Pavements City traffic Pavements - Defects |
Data do documento: | 24-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | PILOTTI, Gabriela Rodrigues; HASKEL, Mariani Karoline. Aplicação do método do PCI - Paviment Conditions Index - para determinação de serviços de restauração em um trecho da Avenida Tupi de Pato Branco - PR. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | A pavimentação em áreas urbanas desempenha um papel essencial no desenvolvimento social e econômico, por ser fundamental para garantir a mobilidade das pessoas e pela eficiência no transporte de cargas e bens. O pavimento viário se degrada ao longo do tempo, principalmente devido à ação do tráfego e das condições climáticas. Essa degradação resulta em diferentes tipos de defeitos que comprometem a qualidade do rolamento. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar os defeitos em um pavimento flexível para entender a condição funcional do trecho. Este trabalho aplica o Método do PCI (Pavement Condition Index) para avaliar as condições de um segmento da Avenida Tupi, em Pato Branco-PR. Para isso, foram identificados e classificados os defeitos presentes, considerando sua severidade e extensão, bem como realizado um levantamento de tráfego para caracterização do fluxo veicular. Os resultados apontam um tráfego intenso de veículos pesados e a presença recorrente de trincas em padrão de "couro de crocodilo", com 19 ocorrências, fissuras longitudinais e transversais, com 18 ocorrências e remendos, com 12 ocorrências, as quais afetam significativamente o desempenho do pavimento. A condição geral foi classificada como "média", com um PCI de 52,4, recomendandose intervenções de manutenção como remendos, selagem de trincas e aplicação de micro revestimento, com o objetivo de prolongar a vida útil do pavimento e evitar custos mais elevados no futuro. Conclui-se que o uso do PCI se mostrou eficaz, refletindo com precisão a realidade observada e indicando medidas condizentes com as práticas usualmente adotadas para esse tipo de via. |
Abstract: | Urban pavement plays a crucial role in social and economic development by ensuring mobility and efficient transportation of goods and people. Over time, road surfaces deteriorate mainly due to traffic loads and weather conditions, resulting in various defects that affect riding quality. This study aims to identify and analyze pavement distresses in a flexible pavement to assess the functional condition of a specific road segment. The Pavement Condition Index (PCI) method was applied to evaluate a section of Avenida Tupi, located in Pato Branco, Paraná. The analysis involved classifying the types of distresses based on their severity and extent, along with conducting a traffic survey to characterize vehicular flow. Results indicate a high volume of heavy vehicles and recurring distresses such as alligator cracking (19 occurrences), longitudinal and transverse cracks (18 occurrences), and patches (12 occurrences), all of which significantly impact pavement performance. The overall condition was rated as "average", with a PCI score of 52.4. Maintenance actions such as patching, crack sealing, and micro surfacing were recommended to extend pavement life and prevent higher rehabilitation costs. The study concludes that the PCI method effectively reflected the observed conditions and supported the selection of appropriate maintenance strategies for the road segment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37843 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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