Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37834
Título: Proposta de indicadores de sustentabilidade para o gerenciamento de projetos
Título(s) alternativo(s): Proposal of sustainability indicators for project management
Autor(es): Moraes, Gabriela Afonso
Pinto, Pedro Henrique de Oliveira
Orientador(es): Puglieri, Fabio Neves
Palavras-chave: Administração de projetos
Indicadores de tecnologia
Guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK)
Sustentabilidade
Global Reporting Initiative
Project management
Technology indicators
Guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide)
Sustainability
Data do documento: 7-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MORAES, Gabriela Afonso; PINTO, Pedro Henrique de Oliveira. Proposta de indicadores de sustentabilidade para o gerenciamento de projetos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2025.
Resumo: O presente trabalho avalia a integração da sustentabilidade no gerenciamento de projetos, dada a importância crescente dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) e das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O problema identificado é a ausência de indicadores claros e padronizados que possibilitem a incorporação eficiente da sustentabilidade no gerenciamento de projetos. O objetivo do estudo é propor um conjunto de indicadores de desempenho em sustentabilidade para o domínio Trabalho do Projeto, após avaliar e correlacionar os conteúdos GRI aos domínios de desempenho da 7ª edição do Guia PMBOK. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, pesquisa exploratória e análise documental. Os resultados demonstram que os indicadores GRI podem ser aplicados à gestão de projetos, oferecendo uma proposta de 27 indicadores quantitativos que contribuem para maior transparência, controle e alinhamento com práticas sustentáveis. Conclui-se que a adoção desses indicadores auxilia na tomada de decisões e promove impactos positivos dos projetos.
Abstract: O presente trabalho avalia a integração da sustentabilidade no gerenciamento de projetos, dada a importância crescente dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) e das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O problema identificado é a ausência de indicadores claros e padronizados que possibilitem a incorporação eficiente da sustentabilidade no gerenciamento de projetos. O objetivo do estudo é propor um conjunto de indicadores de desempenho em sustentabilidade para o domínio Trabalho do Projeto, após avaliar e correlacionar os conteúdos GRI aos domínios de desempenho da 7ª edição do Guia PMBOK. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, pesquisa exploratória e análise documental. Os resultados demonstram que os indicadores GRI podem ser aplicados à gestão de projetos, oferecendo uma proposta de 27 indicadores quantitativos que contribuem para maior transparência, controle e alinhamento com práticas sustentáveis. Conclui-se que a adoção desses indicadores auxilia na tomada de decisões e promove impactos positivos dos projetos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37834
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
indicadoressustentabilidadeprojetos.pdf945,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons