Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHackbarth, Gian Carlos Medeiros-
dc.date.accessioned2025-08-11T15:48:06Z-
dc.date.available2025-08-11T15:48:06Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationHACKBARTH, Gian Carlos Medeiros. Gamificação para o treinamento de lean thinking: uma proposta para o aperfeiçoamento da cultura 4.0. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37829-
dc.description.abstractThe advancement of Industry 4.0, with technologies such as cyber-physical systems, the Internet of Things, and smart factories, has intensified the demand for skilled and adaptable professionals to meet new technological requirements. However, companies often face challenges related to the lack of the necessary cultural alignment to integrate these innovations. In this context, Lean Thinking emerges as a strategic approach to driving cultural change and optimizing processes, especially when combined with the tools and philosophies of Industry 4.0. This work aims to develop a gamified training program for industry workers to enhance Industry 4.0 Culture. To achieve this, a systematic literature review was conducted, followed by the creation of a gamified training prototype on waste and Lean Thinking, using accessible tools such as Unity and Photopea. The prototype was applied in Industrial Engineering classes for validation and achieved high levels of engagement and satisfaction. The results indicated that gamification facilitates the understanding of concepts, making learning more intuitive and enjoyable, while also aiding in the introduction of new technologies and concepts, thus fulfilling its role in preparing professionals for the challenges of Industry 4.0 Culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectJogos em grupopt_BR
dc.subjectSolução de problemas em grupopt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectManagement gamespt_BR
dc.subjectGroup gamespt_BR
dc.subjectGroup problem solvingpt_BR
dc.subjectEmployees - Training ofpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.titleGamificação para o treinamento de lean thinking: uma proposta para o aperfeiçoamento da cultura 4.0pt_BR
dc.title.alternativeGamification for lean thinking training: a proposal for enhancing culture 4.0 in the industry 4.0pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO avanço da Indústria 4.0, com tecnologias como sistemas ciberfísicos, internet das coisas e fábricas inteligentes, tem intensificado a demanda por profissionais qualificados e adaptáveis às novas exigências tecnológicas. No entanto, empresas frequentemente enfrentam desafios relacionados à falta de alinhamento cultural necessário para integrar essas inovações. Nesse contexto, o Lean Thinking surge como uma abordagem estratégica para impulsionar mudanças culturais e otimizar processos, especialmente quando associado às ferramentas e filosofias da Indústria 4.0. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um treinamento gamificado visando o aprimoramento da Cultura 4.0. Para isso, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, seguida da criação de um protótipo de treinamento gamificado sobre desperdícios e o Lean Thinking, utilizando ferramentas acessíveis como Unity e Photopea. O protótipo foi aplicado em turmas de Engenharia de Produção para validação e obteve altos níveis de engajamento e satisfação. Os resultados indicaram que a gamificação facilita a compreensão dos conceitos, tornando o aprendizado mais intuitivo e prazeroso, além de facilitar a introdução de novas tecnologias e conceitos, além de cumprir seu papel na capacitação de profissionais para os desafios da Cultura 4.0.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor-co1Rossi, Arthur Henrique Gomes-
dc.contributor.referee1Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee2Rossi, Arthur Henrique Gomes-
dc.contributor.referee3Treinta, Fernanda Tavares-
dc.contributor.referee4Silva, Leonardo Breno Pessoa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaotreinamentoleanthinking.pdf11,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons