Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37821
Título: | Projeto de um sistema eletrônico para alimentação de cargas CA em veículos |
Título(s) alternativo(s): | Design of an electronic system for powering AC loads in vehicles |
Autor(es): | Souza, Murilo Henrique de Figueiredo, Raul Assunção Araujo Más |
Orientador(es): | Agostini Junior, Eloi |
Palavras-chave: | Conversores de frequência Eletrônica de potência Sistemas eletrônicos Carga e distribuição elétrica Indústria automobilística Frequency changers Power electronics Electronic systems Electric charge and distribution Automobile industry and trade |
Data do documento: | 3-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SOUZA, Murilo Henrique de; FIGUEIREDO, Raul Assunção Araujo Más. Projeto de um sistema eletrônico para alimentação de cargas CA em veículos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento, modelagem e simulação de um sistema eletrônico para alimentação de cargas CA, em veículos. A topologia proposta para este circuito utilizará um sistema de conversão de energia de duas etapas. O primeiro estágio de conversão de energia, consiste em um conversor Push-Pull modificado e alimentado em corrente com dobrador de tensão, visando aumentar o ganho de tensão na saída. Já no segundo estágio de operação será utilizada um conversor CC/CA Ponte Completa, com tensão de saída alternada de formato senoidal. Para o acionamento do conversor CC/CA será utilizada a modulação unipolar, a fim de garantir um menor esforço de filtragem na saída. Além da modulação, o conversor contará com um filtro de saída do tipo LC, evitando que os harmônicos sejam transmitidos para a carga. Todos os elementos do circuito foram modelados matematicamente, com intuito de facilitar a compreensão do procedimento adotado para a definição das equações de funcionamento. Em conjunto com a análise matemática, utilizaram-se softwares especializados em simulações de circuitos elétricos, tais como o PSIM e o LTSpice, buscando comprovar que os resultados obtidos satisfazem o funcionamento real do circuito. |
Abstract: | This paper presents the development, modeling and simulation of an electronic system for powering AC loads in vehicles. The topology proposed for this circuit will use a two-stage power conversion system. The first stage of energy conversion consists of a modified current-fed push-pull converter using a voltage doubler. This topology aims to increase the voltage gain at the output. In the second stage of operation, a full bridge DC/AC converter will be used, with an alternating sinusoidal output voltage. Unipolar modulation will be used to control the DC/AC converter in order to ensure reduced filtering requirements. In addition to the modulation, the converter will have an LC output filter to prevent harmonics from being transmitted to the load.All the circuit elements were modeled mathematically, in order to make it easier to understand the procedure adopted to define the operating equations. In conjunction with the mathematical analysis, specialized sofwares in electrical circuit simulations were used, such as PSIM and LT Spice, in order to verify that the results obtained satisfy the actual operation of the circuit. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37821 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sistemaeletronicocargasveiculo.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons