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dc.creatorCosta, Felipe Souza-
dc.date.accessioned2025-08-08T16:42:32Z-
dc.date.available2025-08-08T16:42:32Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Felipe Souza. O uso de memes científicos como ferramenta de ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37811-
dc.description.abstractThis research aimed to develop a methodology in different stages for the creation of scientific memes, to analyze authorial memes on a webpage on the social network Instagram, and to analyze the perceptions of the followers through a form regarding the use of memes as teaching tools, and to do this, a methodology entitled "four meme-gogical moments" was created, which aims to create scientific memes that can generate discussions regarding the topics that are being addressed. The general goal of this research is to analyze the potential of scientific memes to be used in the communication of scientific information, and the methodology for the creation of memes presents steps that range from defining the theme to the creation of memes, which was done through an Instagram account called "Conhecimemes", which aims to share these images. After the creation and sharing of the memes, a form was created through Google Forms, where 24 people's data was collected regarding what they know about internet memes, their opinion about the use as a teaching tool, their opinion about the deviation of attention from the theme addressed in the image, and ending with the evaluation of some of the images created from this methodology, being the main authors that guided this work Richard Dawkins (1976), for having created the term "meme" for the first time in 1978, and authors such as Aristimuño (2014), Soares and Saboia-Morais (2011), for being authors who have carried out work regarding meme related to teaching. The methodology "four meme-gogical moments" can be freely used for any type of activity referring to the theme of this research, and the results obtained through the form suggest that scientific memes can be a relevant and effective tool in the communication of scientific information on the internet, if it is used in a methodological way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInstagram (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectDisclosure of informationpt_BR
dc.titleO uso de memes científicos como ferramenta de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como proposta elaborar uma metodologia em diferentes etapas para a criação de memes científicos, analisar memes autorais numa página web na rede social Instagram e analisar as percepções dos seguidores através de um formulário a respeito do uso de memes como ferramentas de ensino, e para isto, criou se uma metodologia intitulada “quatro momentos meme-gógicos”, que tem o intuito de criar memes científicos que possam gerar discussões referentes aos temas que estão sendo abordados. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial dos memes científicos ao serem empregados na comunicação de informações científicas, e a metodologia para a criação de memes apresenta etapas que vão desde a definição do tema até a criação dos memes, que foi realizada através da conta do Instagram chamada “Conhecimemes” que tem como intuito compartilhar estas imagens. Após a criação dos memes, e o compartilhamento, criou-se um formulário através do Google Forms, onde foram coletados dados de 24 pessoas a respeito do que eles conhecem de memes de internet, opinião sobre a utilização dos mesmos como ferramenta de ensino, opinião a respeito de desvio de atenção do tema abordado na imagem, e terminando com a avaliação de algumas das imagens criadas a partir desta metodologia, sendo os principais autores que guiaram este trabalho o Richard Dawkins (1976), por ter criado o termo “meme” pela primeira vez em 1978, e autores como Aristimuño (2014), Soares e Saboia-Morais (2011), por serem autores que realizaram trabalhos referentes à meme relacionado a ensino. Por fim, a metodologia "quatro momentos meme-gógicos" pode ser utilizada livremente para qualquer tipo de atividade referente ao tema desta pesquisa, e os resultados obtidos através do formulário sugerem que os memes científicos podem ser uma ferramenta relevante e eficaz na comunicação de informações científicas na internet, se for utilizada de maneira metodológica.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Jacinski, Edson-
dc.contributor.referee3Frasson, Antonio Carlos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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