Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37810
Título: | Imagens na zoologia: livros didáticos e uma proposta de estudo mediada pela ilustração científica |
Autor(es): | Silva, Jaddy Schneider |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Zoologia Ecologia Livros didáticos Livros eletrônicos Interpretação de imagens Ilustrações científicas Zoology Ecology Textbooks Electronic books Picture interpretation Scientific illustration |
Data do documento: | 7-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SILVA, Jaddy Schneider. Imagens na zoologia: livros didáticos e uma proposta de estudo mediada pela ilustração científica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda o uso de imagens no processo educacional. Busca-se responder à pergunta “Como é feito o uso de imagens no processo educacional de Zoologia e nos materiais didáticos do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a respeito desse tema?”. Para isso, baseia-se nas análises qualitativa e quantitativa das ilustrações e fotografias contidas nas seções referentes à Zoologia dos Livros Didáticos dos cursos de Ensino Médio fornecidos pelo PNLD à Rede Estadual de Educação de Ponta Grossa (Paraná) entre os anos de 2021 e 2023. Com tais, verificase o uso exíguo das imagens nas seções correspondentes. Desenvolve-se o E-book intitulado “Ilustração Científica de Artrópodes Terrestres para o ensino de Zoologia e Relações Ecológicas” que enseja ao Professor de Biologia usufruir de metodologia alternativa para complementação do processo de docência. Conclui-se que o disposto material vem a complementar o conteúdo curricular, uma vez que o material didático padrão necessita tal enriquecimento por parte do professor. |
Abstract: | This work addresses the use of images in the educational process. It seeks to answer the question, "How is the use of images in the educational process of Zoology and in the didactic materials of the National Plan for Books and Didactic Materials (PNLD) concerning this subject?" To do this, it relies on qualitative and quantitative analyses of the illustrations and photographs contained in the sections related to Zoology in the high school textbooks provided by the PNLD to the State Education Network of Ponta Grossa, Paraná, between the years 2021 and 2023. Through this analysis, it is observed that there is a limited use of images in the corresponding sections. An Ebook titled "Scientific Illustration of Terrestrial Arthropods for the Teaching of Zoology and Ecological Relationships" is developed, which provides Biology teachers with an alternative methodology for complementing the teaching process. It is concluded that the provided material complements the curriculum content, as standard didactic materials require such enrichment on the part of the teacher. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Ilustração científica de artrópodes terrestres para o ensino de zoologia e relações ecológicas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37810 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
imagenszoologialivrosdidaticospropostaestudo.pdf | 12,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
imagenszoologialivrosdidaticosproposta_produto.pdf | 7,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons