Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Julia Müller da-
dc.date.accessioned2025-08-07T20:54:11Z-
dc.date.available2025-08-07T20:54:11Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Julia Müller da. Projeto de um atenuador de impacto para um veículo tipo fórmula SAE pelo método dos elementos finitos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37798-
dc.description.abstractThis study presents the development of an impact attenuator for Formula SAE-type vehicles, with emphasis on the selection of impact-resistant polymeric materials and the application of the Finite Element Method (FEM) as a tool for project simulation and analysis. The impact attenuator aims to ensure the driver's safety during potential collisions, while complying with the rules of the SAE competition. The main objective was to design an efficient, lightweight, and low-cost attenuator using Divinycell H60 PVC foam, widely known for its energy absorption properties. The methodology was divided into two main stages: the experimental characterization of the material, conducted through compression tests in accordance with ASTM D1621; and the computational simulation of the impact model, performed using Ansys [trade mark] 2023R2 software. The three-dimensional model was designed in SolidWorks [trade mark] 2017 and validated through an explicit dynamics analysis. The results showed that the proposed model outperformed the standard model provided by the competition’s organization, with energy absorption exceeding 7900 J and deceleration within the required limits. Furthermore, the displacement and deformation analysis validated the foam’s potential as a material for vehicular safety devices. The research highlights the use of computational tools as valuable allies in the development of automotive components, contributing to vehicle engineering studies and safety in student competitions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectEspumas plásticaspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectCarros de corridapt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.subjectPlastic foamspt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectAutomobiles, Racingpt_BR
dc.titleProjeto de um atenuador de impacto para um veículo tipo fórmula SAE pelo método dos elementos finitospt_BR
dc.title.alternativeDesign of an impact attenuator for a SAE formula type vehicle by the finite element methodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um atenuador de impacto para veículos do tipo Fórmula SAE, com ênfase na seleção de materiais poliméricos resistentes ao impacto e na aplicação do Método dos Elementos Finitos (MEF) como ferramenta de simulação e análise do projeto. O atenuador de impacto tem por objetivo garantir a segurança do piloto durante possíveis colisões, assegurando o cumprimento das normas da competição SAE. A principal proposta foi projetar um atenuador eficiente, leve e de baixo custo, utilizando como material a espuma de PVC Divinycell H60, amplamente conhecida por suas propriedades de absorção de energia. A metodologia adotada foi dividida em duas etapas principais: a caracterização experimental do material, conduzida por meio de ensaios de compressão conforme a norma ASTM D1621; e a simulação computacional do modelo de impacto, realizada com o software Ansys [marca registrada] 2023R2. O modelo tridimensional foi projetado no SolidWorks [marca registrada] 2017 e validado em uma análise de dinâmica explícita. Os resultados obtidos indicaram que o modelo desenvolvido proposto superou o modelo padrão fornecido pela organização da competição, apresentando uma absorção de energia superior a 7900 J e desaceleração dentro dos limites exigidos. Além disso, a análise de deslocamento e deformação validou o potencial da espuma como material para dispositivos de segurança veicular. A pesquisa reforça o uso de ferramentas computacionais como aliadas no desenvolvimento de componentes automotivos, contribuindo para os estudos na engenharia veicular e para a segurança em competições estudantis.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee2Sousa, Tiago Lima de-
dc.contributor.referee3Squarcio, Roberto Mauro Felix-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atenuadorimpacto.pdf368,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons