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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37796
Título: | Avaliação do uso de chumbo em balanceamento automotivo e alternativas à base de resina: revisão sistemática e estudo em Ponta Grossa |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of lead use in automotive wheel balancing and resin-based alternatives: a systematic review and a study in Ponta Grossa |
Autor(es): | Marins, Caio Souza Santos, Gabriel Angelo Eidt, Lucas Andre |
Orientador(es): | Buss, Andre |
Palavras-chave: | Indústria automobilística Balanceamento de máquinas Chumbo Gomas e resinas Automobile industry and trade Balancing of machinery Lead Gums and resins |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MARINS, Caio Souza; SANTOS, Gabriel Angelo; EIDT, Lucas Andre. Avaliação do uso de chumbo em balanceamento automotivo e alternativas à base de resina: revisão sistemática e estudo em Ponta Grossa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. |
Resumo: | Por milhares de anos, a natureza neste planeta tem sido usada como fonte de produção que alimentou o crescimento humano. No entanto, o impacto ambiental sempre crescente de tais processos significa que temos que explorar meios de produção alternativos que possam minimizar esses impactos ambientais. No âmbito do presente trabalho, pretendemos compreender o impacto ambiental do uso de chumbo como matéria-prima na fabricação de contrapesos automotivos e investigar alternativas baseadas em resina, através de uma revisão sistemática e também de pesquisa de campo realizada na cidade de Ponta Grossa. O chumbo é amplamente utilizado na fabricação de contrapesos automotivos e muitos outros produtos, mas é, ao mesmo tempo, uma causa significativa de problemas ambientais e pode causar danos severos à saúde humana. Se não for descartado corretamente, este metal tende a poluir o solo e corpos de água, acumulando-se ao longo da cadeia alimentar e resultando em danos significativos à fauna e à flora. A exposição humana a este metal está ligada a diferentes danos à saúde, alterando as funções cerebrais e neurológicas, causando danos aos rins e afetando o coração. A contaminação por chumbo na natureza pode originar-se da perda de fragmentos de chumbo durante a vida útil dos contrapesos automotivos. Dado tal risco, a busca por materiais alternativos torna-se crítica. Como alternativas menos agressivas ao meio ambiente, as resinas mostram-se como possíveis substitutas na fabricação de balanceamentos automotivos. Este trabalho, através de uma revisão sistemática e também de pesquisa de campo na cidade de Ponta Grossa visa compreender melhor a situação das pesquisas acadêmicas sobre o uso do chumbo nos balanceamentos automotivos, o impacto ambiental desse componente e explorar a viabilidade ou não das resinas como alternativa ao chumbo no balanceamento automotivo, destacando possíveis indicações de estudos futuros que podem ser relevantes para o desenvolvimento desse tema. |
Abstract: | For thousands of years, nature on this planet has been used as a production source that fueled human growth. However, the ever-increasing environmental impact of such processes means we must explore alternative production methods capable of minimizing these impacts. Within the scope of this work, we aim to understand the environmental impact of using lead as a raw material in the manufacture of automotive wheel weights and to investigate resin-based alternatives through a systematic review and field research conducted in the city of Ponta Grossa. Lead is widely used in manufacturing automotive wheel weights and many other products, yet it is also a significant cause of environmental problems and can severely harm human health. If not properly disposed of, this metal tends to pollute soil and water bodies, accumulating along the food chain and causing substantial damage to fauna and flora. Human exposure to lead is linked to various health issues, altering brain and neurological functions, damaging kidneys, and affecting the heart. Lead contamination in nature may originate from the loss of lead fragments during the service life of automotive wheel weights. Given this risk, seeking alternative materials becomes critical. As less environmentally harmful options, resins appear as potential substitutes in manufacturing automotive wheel weights. By means of a systematic review and field research in Ponta Grossa, this work seeks to better understand the status of academic research on the use of lead in automotive wheel weights, the environmental impact of this component, and to explore the feasibility (or otherwise) of resins as an alternative to lead in automotive wheel balancing, highlighting possible directions for future studies that may be relevant to the development of this topic. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37796 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Química |
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