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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bueno, Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T16:58:51Z | - |
dc.date.available | 2019-02-01T16:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Felipe. Método para mapeamento tridimensional térmico aplicado à sistemas de auxílio ao condutor. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3778 | - |
dc.description.abstract | Most traffic accidents are caused by human failure. Among these accidents, many involve pedestrians. One way to minimize this scenario is to use driver assistance systems. Such systems could act to prevent the accident if they receive reliable and timely information about the environment in which the vehicle is located. The use of information from the infrared spectrum provides a privileged view of the environment, as it is not subject to noise related to lighting, smoke and fog. In this sense, the present work intends to evaluate the estimation of pedestrian distances, based on a method capable of generating a three-dimensional thermal model, which can serve as input for a driver assistance system. This model consists of a series of steps, such as acquisition of thermal images, calibration, stereo matching, and matching optimization. The result of the method establishes a depth map capable of defining distances up to the observed objects. A genetic algorithm was used to optimize the parameters of the matching step of the method. The distances of pedestrians were evaluated in varied scenarios, and the root mean squared error metric was used to compare the values obtained with the real ones. The results obtained were satisfactory for distances up to 10m, where an error of 12.59% was obtained. Applying this method to driver assistance systems could prevent collisions with pedestrians in collector roads (40km/h) and minimize impact on local (30km/h) and arterial (60km/h) roads. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Motoristas | pt_BR |
dc.subject | Visão estereoscópica | pt_BR |
dc.subject | Visão por computador | pt_BR |
dc.subject | Algorítmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle drivers | pt_BR |
dc.subject | Stereoscopic views | pt_BR |
dc.subject | Computer vision | pt_BR |
dc.subject | Genetic algorithms | pt_BR |
dc.title | Método para mapeamento tridimensional térmico aplicado à sistemas de auxílio ao condutor | pt_BR |
dc.title.alternative | Method for three-dimensional thermal mapping applied to driver assistance systems | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A maioria dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Dentre estes acidentes, muitos envolvem pedestres. Uma forma de minimizar esse cenário consiste em utilizar sistemas de auxílio ao motorista. Tais sistemas poderiam atuar de forma a impedir o acidente, caso recebam informações confiáveis e em tempo hábil acerca do ambiente onde o veículo se encontra. A utilização de informações do espectro infravermelho possibilita uma visão privilegiada do ambiente, pois não está sujeita à ruídos relacionados à iluminação, fumaça e neblina. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se avaliar a estimativa de distâncias de pedestres, a partir de um método capaz de gerar um modelo tridimensional térmico, o qual pode servir como entrada para um sistema de auxílio ao condutor. Este modelo consiste numa série de etapas, sendo estas, aquisição das imagens térmicas, calibração, correspondência estéreo, e otimização da correspondência. O resultado do método estabelece um mapa de profundidade capaz de definir distâncias até os objetos observados. Foi utilizado um algoritmo genético para se otimizar os parâmetros da etapa de correspondência do método. Foram avaliadas as distâncias de pedestres em cenários variados, e utilizou-se a métrica da raiz do erro médio quadrático para se comparar os valores obtidos com os reais. Os resultados obtidos foram satisfatórios para distâncias de até 10m, onde obteve-se um erro de 12,59%. A aplicação do presente método em sistemas de auxílio ao condutor poderia prevenir colisões com pedestres em vias coletoras (40km/h), e minimizar o impacto em vias locais (30km/h) e arteriais (60km/h). | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.degree.date | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1479407572793898 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Erikson Freitas de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1716165820460791 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Max Mauro Dias | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6212006974231025 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senger, Luciano José | - |
dc.contributor.referee2 | Sanches, Ionildo José | - |
dc.contributor.referee3 | Morais, Erikson Freitas de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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