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dc.creatorDagostin, Italo-
dc.creatorSchurhoff, Lucas Nicolay Carvalho-
dc.date.accessioned2025-08-07T17:35:41Z-
dc.date.available2025-08-07T17:35:41Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationDAGOSTIN, Italo; SCHURHOFF, Lucas Nicolay Carvalho. Recuperação energética de pneus inservíveis: uma revisão sistemática sobre a sua utilização na indústria cimenteira e no processo de pirólise. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37760-
dc.description.abstractUnasable tires are highly significant and important waste for the industry, however, when their final disposal is done incorrectly, they can cause numerous negative damage to the economy and the environment. One of the most common uses for this elimination is co-processing through combustion to generate energy in cement industries, due to its high calorific value. Another possible destination for this leak is the pyrolysis process, an operation capable of producing pyrolytic oil, a product that can be used as an alternative energy source, including in certain types of combustion engines. Therefore, the present work intends to carry out a study on existing methodologies to carry out a systematic bibliographic review about energy recovery from the use of scrap tires, with an approach to atmospheric emissions. Regarding co-processing in cement industries, it was observed that the emission of pollutants depends on numerous variables, and it was also found that in no case did these emissions exceed the limits imposed by the legislation of the country in which each study was carried out. Furthermore, regarding the pyrolysis process, it was observed that all the products obtained in the process have different uses, but despite this, the use of the liquid fraction in certain types of combustion engines is impossible due to the high sulfur content present on alternative fuel. In general, this work proved that the use of scrap tires is an environmentally and economically viable alternative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPneus inservíveispt_BR
dc.subjectPirólisept_BR
dc.subjectCimento - Indústriapt_BR
dc.subjectWaste tirespt_BR
dc.subjectPyrolysispt_BR
dc.subjectCement industriespt_BR
dc.titleRecuperação energética de pneus inservíveis: uma revisão sistemática sobre a sua utilização na indústria cimenteira e no processo de pirólisept_BR
dc.title.alternativeEnergy recovery from waste tires: a systematic review of its use in the cement industry and in the pyrolysis processpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs pneus inservíveis são resíduos muito significativos e importantes para a indústria, entretanto, quando a sua destinação final é realizada de maneira incorreta, eles podem trazer inúmeros prejuízos à economia e ao meio ambiente. Uma das destinações mais aplicadas para esse resíduo é a realização do coprocessamento através da sua combustão para a geração de energia em indústrias cimenteiras, devido ao seu alto poder calorífico. Uma outra possibilidade de destinação para esse resíduo é a realização do processo de pirólise, operação capaz de produzir o óleo pirolítico, produto que pode ser utilizado como fonte de energia alternativa, inclusive em determinados tipos de motores de combustão. Desta maneira, o presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica sistemática a respeito das metodologias existentes para realizar a recuperação energética a partir do uso de pneus inservíveis, com enfoque nas emissões atmosféricas. Quanto ao coprocessamento em indústrias cimenteiras, observou-se que a emissão de poluentes depende de inúmeras variáveis, e ainda, verificou-se que em nenhum caso essas emissões ultrapassaram os limites impostos pela legislação do país de realização de cada estudo. Ademais, a respeito do processo de pirólise, observou-se que todos os produtos obtidos no processo possuem diversos usos, mas que apesar disso, o uso da fração líquida em certos tipos de motores a combustão é impossibilitado por conta dos elevados teores de enxofre presentes no combustível alternativo. De maneira geral, o presente trabalho comprovou que a utilização de pneus inservíveis é uma alternativa ambientalmente e economicamente viável.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Juliana de Paula-
dc.contributor.referee1Martins, Juliana de Paula-
dc.contributor.referee2Pietrobelli, Juliana Martins Teixeira de Abreu-
dc.contributor.referee3Araujo, Thiago Peixoto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

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