Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37741
Título: | Avaliação do condicionamento acústico do teatro da UTFPR - Campus Guarapuava |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the acoustic conditioning of the theater at UTFPR - Guarapuava Campus |
Autor(es): | Pacheco, Caroline Sobolevski |
Orientador(es): | Ribeiro, Rodrigo Scoczynski |
Palavras-chave: | Teatro Engenharia acústica Isolamento acústico Theater Acoustical engineering Soundproofing |
Data do documento: | 7-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | PACHECO, Caroline Sobolevski. Avaliação do condicionamento acústico do teatro da UTFPR - Campus Guarapuava. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2025. |
Resumo: | O interesse pela acústica tem crescido de forma significativa, impulsionado por uma maior conscientização sobre os impactos da exposição ao ruído e pelas pesquisas que revelam os problemas de saúde resultantes, essa percepção pública intensificada tem reforçado a necessidade de adotar medidas mitigadoras eficazes. Em ambientes internos, a compreensão da dinâmica sonora é importante, especialmente em espaços multifuncionais como o teatro investigado neste estudo. Tais locais demandam soluções acústicas adaptáveis para atender a necessidades diversas, que vão desde apresentações musicais até eventos que exigem alta clareza da fala, para uma análise acústica de qualidade, é fundamental considerar a configuração estrutural, os materiais de revestimento e a disposição espacial. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a qualidade acústica do Teatro Engenheira Enedina Alves Marques, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com foco na medição do Tempo de Reverberação (TR), um indicador essencial para determinar se um ambiente é adequado às suas funções específicas. Este estudo reforça a relevância de integrar critérios acústicos desde as etapas iniciais do projeto arquitetônico, visando a criação de espaços versáteis e confortáveis para uma gama variada de eventos. A aplicação prática desta pesquisa busca aprimorar a experiência auditiva em ambientes culturais e acadêmicos, ao mesmo tempo em que serve como um referencial para futuros desenvolvimentos na área da acústica. |
Abstract: | Interest in acoustics has grown significantly, driven by increased awareness of the impacts of noise exposure and by research revealing the resulting health problems. This heightened public perception has reinforced the need to adopt effective mitigation measures. In indoor environments, understanding sound dynamics is crucial, especially in multifunctional spaces such as the theater analyzed in this study. These venues require adaptable acoustic solutions to meet diverse needs, ranging from musical performances to events that demand high speech clarity. For a high-quality acoustic analysis, it is essential to consider the structural configuration, finishing materials, and spatial layout.The main objective of this work is to assess the acoustic quality of the Teatro Engenheira Enedina Alves Marques at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), focusing on measuring the Reverberation Time (RT), a key indicator for determining whether a space is suitable for its specific functions. This study reinforces the importance of integrating acoustic criteria from the early stages of architectural design, aiming to create versatile and comfortable spaces for a wide range of events. The practical application of this research seeks to enhance the auditory experience in cultural and academic environments, while also serving as a reference for future developments in the field of acoustics. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37741 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaocondicionamentoacusticoteatro.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons