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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37725
Título: | Avaliação da variação da resistência ao desgaste da liga de alumínio A380 modificada e tratada termicamente em 3 temperaturas diferentes de homogeneização |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the variation of wear resistance of modified and heat-threated aluminum alloy A380 at 3 different homogenization temperatures |
Autor(es): | Santos, Leonardo Linhares Dias dos |
Orientador(es): | Tramontin, Sandra Mara Kaminski |
Palavras-chave: | Ligas de alumínio Desgaste mecânico Cavitação Resistência de materiais Metais - Efeito da temperatura Aluminum alloys Mechanical wear Cavitation Strength of materials Metals - Effect of temperature on |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SANTOS, Leonardo Linhares Dias dos. Avaliação da variação da resistência ao desgaste da liga de alumínio A380 modificada e tratada termicamente em 3 temperaturas diferentes de homogeneização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023. |
Resumo: | O alumínio é o metal encontrado em maior quantidade na crosta terrestre, sendo utilizado para os mais diversos fins nas indústrias automotiva, alimentícia, energética, de eletrônicos, de transmissão, aeronáutica etc. O alumínio além de ser um material leve, resistente à corrosão e bom condutor térmico e elétrico, também é reciclável e pode ser combinado com diversos outros materiais, formando ligas, para que possa melhorar suas propriedades e servir para os mais diversos fins. Este estudo trata da liga A380 modificada, que é uma liga Al-Si e que também conta com refinadores 5Ti1B e 5Ti2B, onde foi tratada termicamente por homogeneização. O objetivo deste estudo é realizar esse tratamento térmico nas temperaturas de 470ºC, 500ºC e 530ºC e avaliar quais foram os resultados obtidos em relação à dureza e à resistência ao desgaste por cavitação. Foram realizados para a obtenção desses dados os ensaios de dureza Rockwell, microdureza Vickers, resistência ao desgaste por cavitação e análise pelo Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Foi possível observar que as temperaturas de homogeneização utilizadas, apesar de recomendadas, não foram as ideais, já que foi possível notar que as amostras tratadas termicamente apresentaram durezas inferiores às não tratadas, onde provavelmente não aconteceu uma solubilização e redistribuição das fases endurecedoras da forma correta e esperada, acontecendo apenas um aumento no tamanho dos grãos. Em relação à resistência ao desgaste as amostras tratadas a 530ºC mostrou o melhor desempenho, acima inclusive das amostras-padrão. Dentre as amostras tratadas, essa amostra também apresentou os melhores resultados de dureza Rockwell, o que leva à ideia de que seja interessante realizar a homogeneização a temperaturas um pouco acima dessa, para verificar se os resultados são mais satisfatórios. |
Abstract: | Aluminum is the metal found in most quantity in the Earth's crust, being used for the most diverse purposes in the automotive, food, energy, electronics, transmission, aeronautics and other industries. A good thermal and electrical conductor, it is also recyclable and can be combined with various other materials, forming alloys, so that it can improve its properties and serve a variety of purposes. This study is aboute the modified A380 alloy, which is an Al-Si alloy and also contains the refined 5Ti1B and 5Ti2B, where it was heat treated by homogenization. The objective of this study is to do this heat treatment at temperatures of 470ºC, 500ºC and 530ºC and evaluate the results obtained in relation to hardness and resistance to cavitation wear. To obtain these data, Rockwell hardness, Vickers microhardness, cavitation wear resistance and Scanning Electron Microscope (SEM) tests were performed. It was possible to observe that the homogenization temperatures used, despite those recommended, were not ideal, as it was possible to notice that the heat-treated samples had lower hardness than the untreated ones, where solubilization and redistribution of the durable phases probably did not occur in the correct way. As expected, there is only an increase in grain size. In relation to wear resistance, samples treated at 530ºC showed the best performance, even above standard samples. Among the treated samples, this sample also presented the best Rockwell hardness results, which leads to the idea that it is interesting to perform homogenization at temperatures slightly above this, to check whether the results are more overwhelming. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37725 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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