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Título: Influência da espessura do revestimento de Cr3C2-25NiCr depositado por chama de alta velocidade na resistência à tração de uma liga de aço-C
Título(s) alternativo(s): Influence of the thickness of the Cr3C2-25NiCr coating deposited by highspeed flame on the tensile strength of a carbon steel alloy
Autor(es): Santos, Lucas Eduardo Swiech dos
Orientador(es): Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda
Palavras-chave: Ligas de aço
Aço - Fratura
Revestimentos
Aspersão térmica
Usinagem em alta velocidade
Compostos de cromo
Steel alloys
Steel - Fracture
Coatings
Metal spraying
High-speed machining
Chromium compounds
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Lucas Eduardo Swiech dos. Influência da espessura do revestimento de Cr3C2-25NiCr depositado por chama de alta velocidade na resistência à tração de uma liga de aço-C. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
Resumo: A busca pela evolução e melhoria contínua é o que tem impulsionado a humanidade a se desenvolver e encontrar soluções alternativas para os problemas modernos, e o segmento metalúrgico não é diferente. Uma das maneiras encontradas para otimizar o ciclo de vida dos produtos fabricados diz respeito aos tratamentos superficiais, dentre os quais podem ser citados os de aspersão térmica, como por exemplo o High Velocity Oxy-Fuel (HVOF). Esse estudo em questão, visa compreender melhor as características do HVOF e os seus impactos no perfil da fratura e na resistência à tração dos materiais. Para a elaboração do projeto de pesquisa descrito no presente artigo, utilizou-se o substrato de Cr3C2-25NiCr em corpos de prova de SAE 1045, aplicando espessuras de camada de 25μm, 50μm e 100μm. Para a avaliação dos corpos de prova, optou-se por realizar um ensaio de resistência a tensão pelo modo de falha de tração e posteriormente os corpos de prova foram analisados microscopicamente, primeiro por um microscópio ótico para avaliar a superfície da fratura e, como etapa subsequente, via microscópio de varredura eletrônica, para caracterizar as principais regiões da fratura. Os principais fatores observados foram que a espessura de camada promoveu um impacto direto no comportamento à tração do material da fratura, apresentando um comportamento mais frágil nos revestimentos com 25 e 50 μm e uma diminuição na tensão de escoamento nos corpos de prova ensaiados com um revestimento de 100 μm.
Abstract: The search for evolution and continuous improvement is what has driven humanity to develop and find alternative solutions to modern problems, and the metallurgical segment is no different. One of the ways found to optimize the life cycle of manufactured products concerns surface treatments, including thermal spraying, such as High Velocity Oxy-Fuel (HVOF). This study in question aims to understand the characteristics of HVOF and its impacts on the fracture profile and tensile strength of materials. To prepare the research project described in this article, the Cr3C2-25NiCr substrate was used in SAE 1045 test specimens, applying layer thicknesses of 25μm, 50μm and 100μm. To evaluate the specimens, it was decided to carry out a tensile strength test using the tensile failure mode and subsequently the specimens were analyzed microscopically, firstly using an optical microscope to evaluate the fracture surface and, as a step subsequent analysis, via scanning electron microscope, to characterize the main regions of the fracture. The main factors observed were that the layer thickness had a direct impact on the tensile behavior of the fracture material, showing more brittle behavior in coatings with 25 and 50 μm and a decrease in yield stress in specimens tested with a coating of 100 μm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37723
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