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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rossi, Vinicius Lecate | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T19:20:04Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T19:20:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | ROSSI, Vinicius Lecate. Dimensionamento de um freio para veículo projeto Fórmula SAE®. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37710 | - |
dc.description.abstract | This work presents the design of a brake for a Formula SAER project vehicle. Based on a theoretical-methodological study of the components and functions of a brake as well as the function of it within a Formula SAE® car project, two possibilities of brake sets were presented. The calculations presented here demonstrate which calipers and master cylinders will be able to brake the vehicle and which are not effective. The choice of brakes set for the SAER formula must include not only its usability, but also the availability of the team's budget. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.subject | Carros de corrida | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Freios | pt_BR |
dc.subject | Brakes | pt_BR |
dc.subject | Automobiles, Racing | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Brakes | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de um freio para veículo projeto Fórmula SAE® | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentado o dimensionamento de um freio para veículo projeto Fórmula SAER. Com base em um estudo teórico-metodológico dos componentes e funções de um freio, bem como a função do mesmo dentro de um projeto de carro Fórmula SAE®, foram apresentadas duas possibilidades de conjuntos de freio. Os cálculos aqui apresentados demonstram quais pinças e cilindros mestre serão capazes de frear o veículo e quais não são efetivos. A escolha de um conjunto de freios para a fórmula SAER deve incluir não apenas a sua usabilidade, mas também, a disponibilidade de orçamento da equipe. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Julio Cesar de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Julio Cesar de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Amauri Bravo | - |
dc.contributor.referee3 | Lopes Júnior, José Aparecido | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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