Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707
Título: Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva
Autor(es): Boechat, Caio Petrucci
Orientador(es): Silva, Rodrigo Henriques Lopes da
Palavras-chave: Dispositivos de treinamento simulado
Usinagem
Impressão tridimensional
Synthetic training devices
Machining
Three-dimensional printing
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: BOECHAT, Caio Petrucci. Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto didático para o ensino de usinagem através da manufatura aditiva. A motivação para a realização deste projeto advém da dificuldade e custos para o ensino de geometrias de ferramenta para os alunos de cursos técnicos e superiores, que muitas vezes não possuem acesso a estrutura e maquinário adequados para o ensino. Devido a expansão exponencial do uso da manufatura aditiva através de impressoras 3D, o custo para a produção de geometrias de ferramentas complexas de usinagem se mostra altamente reduzido, o que facilita a disseminação do conhecimento sobre usinagem. Os itens do conjunto didático foram definidos de forma a tornar claro as diferenças entre as ferramentas de corte, facilitando a compreensão dos fatores incidentes no processo de usinagem. A modelagem das peças foi realizada através do software SolidWorks e os arquivos estão disponíveis online para consulta e confecção das ferramentas.
Abstract: The present research aims to develop a didactic set for teaching machining through additive manufacturing. The motivation for carrying out this project comes from the difficulty and costs of teaching tool geometries to students of technical and higher courses, who often do not have access to adequate structure and machinery for teaching. Due to the exponential expansion of the use of additive manufacturing through 3D printers, the cost of producing complex machining tool geometries is highly reduced, which facilitates the dissemination of machining knowledge. The items of the didactic set were defined to clarify the differences between the cutting tools, facilitating an understanding of incidental factors in the machining process. Parts were modeled using SolidWorks software, and the files were made available online.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conjuntodidaticogeometriasferramentas.pdf664,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons