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dc.creatorRabaza, Matheus Parada Encinas-
dc.creatorDonda, Jorge Leonardo Fonseca-
dc.date.accessioned2025-08-01T19:17:06Z-
dc.date.available2025-08-01T19:17:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRABAZA, Matheus Parada Encinas; DONDA, Jorge Leonardo Fonseca. Dimensionamento de uma suspensão para um protótipo Baja SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37705-
dc.description.abstractThe porpouse of this work aims to desing a new rear suspension aiming at improving the vertical and lateral behavior of the prototype in relation to the PB-X3 (current team car). The type of suspension was chosen through a decision matrix, where the chosen suspension was of the multilink type. An analysis of 14 vehicle model was carried out and thus analyzed to be defined through the parameters of the vehicle's obstacle, generated in Malab for the values that converge to the best performance of the suspension. With the theoretical data in hand, they were taken to a multibody software for geometry validation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectAnálise dimensionalpt_BR
dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.subjectDimensional analysispt_BR
dc.titleDimensionamento de uma suspensão para um protótipo Baja SAEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como objetivo projetar uma nova suspensão traseira para futuros protótipos da equipe Procobaja, visando uma melhoria no comportamento vertical e lateral do carro em relação ao atual carro da equipe PB-X3. O tipo de suspensão foi escolhido através de uma matriz de decisão, onde a suspensão escolhida foi do tipo multilink. Foi realizada uma análise de um modelo de 1⁄4 de veículo e assim analisado os comportamentos vibratórios do protótipo. Os hardpoints começaram a ser definidos através de parâmetros do amortecedor, gerada a partir de um código em Matlab para valores que convergem para a melhor performance da suspensão. Com os dados teóricos em mãos, foram levados para um software multicorpos para validação da geometria.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Koroishi, Edson Hideki-
dc.contributor.referee1Koroishi, Edson Hideki-
dc.contributor.referee2Trevisani, Émillyn Ferreia-
dc.contributor.referee3Lopes Júnior, José Aparecido-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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