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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37705
Título: | Dimensionamento de uma suspensão para um protótipo Baja SAE |
Autor(es): | Rabaza, Matheus Parada Encinas Donda, Jorge Leonardo Fonseca |
Orientador(es): | Koroishi, Edson Hideki |
Palavras-chave: | Veículos a motor - Molas e suspensão Veículos off-road Análise dimensional Motor vehicles - Springs and suspension Off-road vehicles Dimensional analysis |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | RABAZA, Matheus Parada Encinas; DONDA, Jorge Leonardo Fonseca. Dimensionamento de uma suspensão para um protótipo Baja SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023. |
Resumo: | O seguinte trabalho tem como objetivo projetar uma nova suspensão traseira para futuros protótipos da equipe Procobaja, visando uma melhoria no comportamento vertical e lateral do carro em relação ao atual carro da equipe PB-X3. O tipo de suspensão foi escolhido através de uma matriz de decisão, onde a suspensão escolhida foi do tipo multilink. Foi realizada uma análise de um modelo de 1⁄4 de veículo e assim analisado os comportamentos vibratórios do protótipo. Os hardpoints começaram a ser definidos através de parâmetros do amortecedor, gerada a partir de um código em Matlab para valores que convergem para a melhor performance da suspensão. Com os dados teóricos em mãos, foram levados para um software multicorpos para validação da geometria. |
Abstract: | The porpouse of this work aims to desing a new rear suspension aiming at improving the vertical and lateral behavior of the prototype in relation to the PB-X3 (current team car). The type of suspension was chosen through a decision matrix, where the chosen suspension was of the multilink type. An analysis of 14 vehicle model was carried out and thus analyzed to be defined through the parameters of the vehicle's obstacle, generated in Malab for the values that converge to the best performance of the suspension. With the theoretical data in hand, they were taken to a multibody software for geometry validation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37705 |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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