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dc.creatorFurquim, João Antonio Freitas-
dc.date.accessioned2025-08-01T19:13:52Z-
dc.date.available2025-08-01T19:13:52Z-
dc.date.issued2022-11-06-
dc.identifier.citationFURQUIM, João Antonio Freitas. Aplicação mobile no âmbito de jogos educacionais direcionado ao ensino da Libras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37698-
dc.description.abstractThis work presents the development of a mobile application for teaching the Brazilian Sign Language Libras, using educational games concepts to bring motivation to users through challenges and rewards in a quiz game. During the text, the efficiency of traditional teaching methods will be addressed and how alternative methodologies can serve as a complement in education. It will also present the emergence of educational games and their influence on the educational development of children and adults who are subjected daily to this method, highlight the history of Libras, presenting concepts, definitions and curiosities, of this language so little explored. Show the methodology used in the project with a complete description of the system, methods and tools that will be used in each stage of the development process. The development of the application itself. It presents as a result of the evolution of the prototypes with the necessary improvements through the evolutionary prototyping development method until the final prototype of the application and the usability tests carried out, in order to solve problems and make improvements in the functionalities and evaluate the user's learning curve, and the completion of the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino / Language and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleAplicação mobile no âmbito de jogos educacionais direcionado ao ensino da Libraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão apresenta o desenvolvimento de uma aplicação mobile para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, que utiliza conceitos de jogos educacionais, a fim de trazer motivação aos usuários por meio de desafios e recompensas em um jogo de perguntas e respostas. Durante o texto é tratada a eficiência dos métodos tradicionais de ensino e como metodologias alternativas podem servir de complemento na educação. Apresenta o surgimento dos jogos educativos e a sua influência no desenvolvimento educacional de crianças e adultos que são submetidos diariamente a este método. Evidencia a história da Libras apresentando conceitos, definições e curiosidades dessa língua tão pouco explorada. A metodologia utilizada no projeto com uma descrição completa do sistema, métodos e ferramentas utilizadas em cada etapa do processo de desenvolvimento. O desenvolvimento da aplicação propriamente dito. Apresenta como resultado a evolução dos protótipos com as devidas melhorias através do método de desenvolvimento prototipação evolutiva até o protótipo final da aplicação e os testes de usabilidade realizados, a fim de solucionar problemas e realizar melhorias nas funcionalidades e avaliar a curva de aprendizado do usuário. Por fim, a conclusão do projeto.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Haddad, Flávia Belintani Blum-
dc.contributor.referee1Haddad, Flávia Belintani Blum-
dc.contributor.referee2Corrêa, Cléber Gimenez-
dc.contributor.referee3Dias, Débora Gonçalves Ribeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CP - Engenharia da Computação

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