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Título: Aplicação mobile no âmbito de jogos educacionais direcionado ao ensino da Libras
Autor(es): Furquim, João Antonio Freitas
Orientador(es): Haddad, Flávia Belintani Blum
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais
Língua de sinais
Linguagem e línguas - Estudo e ensino / Language and languages - Study and teaching
Jogos educativos
Sign language
Language and languages - Study and teaching
Educational games
Data do documento: 6-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FURQUIM, João Antonio Freitas. Aplicação mobile no âmbito de jogos educacionais direcionado ao ensino da Libras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
Resumo: O trabalho em questão apresenta o desenvolvimento de uma aplicação mobile para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, que utiliza conceitos de jogos educacionais, a fim de trazer motivação aos usuários por meio de desafios e recompensas em um jogo de perguntas e respostas. Durante o texto é tratada a eficiência dos métodos tradicionais de ensino e como metodologias alternativas podem servir de complemento na educação. Apresenta o surgimento dos jogos educativos e a sua influência no desenvolvimento educacional de crianças e adultos que são submetidos diariamente a este método. Evidencia a história da Libras apresentando conceitos, definições e curiosidades dessa língua tão pouco explorada. A metodologia utilizada no projeto com uma descrição completa do sistema, métodos e ferramentas utilizadas em cada etapa do processo de desenvolvimento. O desenvolvimento da aplicação propriamente dito. Apresenta como resultado a evolução dos protótipos com as devidas melhorias através do método de desenvolvimento prototipação evolutiva até o protótipo final da aplicação e os testes de usabilidade realizados, a fim de solucionar problemas e realizar melhorias nas funcionalidades e avaliar a curva de aprendizado do usuário. Por fim, a conclusão do projeto.
Abstract: This work presents the development of a mobile application for teaching the Brazilian Sign Language Libras, using educational games concepts to bring motivation to users through challenges and rewards in a quiz game. During the text, the efficiency of traditional teaching methods will be addressed and how alternative methodologies can serve as a complement in education. It will also present the emergence of educational games and their influence on the educational development of children and adults who are subjected daily to this method, highlight the history of Libras, presenting concepts, definitions and curiosities, of this language so little explored. Show the methodology used in the project with a complete description of the system, methods and tools that will be used in each stage of the development process. The development of the application itself. It presents as a result of the evolution of the prototypes with the necessary improvements through the evolutionary prototyping development method until the final prototype of the application and the usability tests carried out, in order to solve problems and make improvements in the functionalities and evaluate the user's learning curve, and the completion of the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37698
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