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dc.creatorMinatel, Angelo Augusto-
dc.date.accessioned2025-08-01T19:10:17Z-
dc.date.available2025-08-01T19:10:17Z-
dc.date.issued2025-03-23-
dc.identifier.citationMINATEL, Angelo Augusto. Aplicação da manufatura aditiva na produção de ferramentais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37691-
dc.description.abstractTooling in aviation is extremely important for the quality and competitiveness of the product, since they are responsible for guaranteeing its characteristics provided with repeatability and precision. The main objective was to apply the additive manufacturing process in a small sample of forming tools, in order to obtain lead time reduction and manufacturing cost. Through the 3D FDM printing technology, which uses the deposition of molten thermoplastics layer by layer to form the part, it is possible to produce parts of extremely complex geometries, with less need for manufacturing processes, unlike conventional machining methods where you have different steps on different equipment, such as turning and milling operations. The tooling used in the application of additive manufacturing had the manufacturing times, total mass and costs provided by the manufacturer, these are obtained from the data that the printing equipment itself provides, and then were compared to the data of the same tools manufactured conventionally. No tool chosen with larger volumetric dimensions, the cost and manufacturing time obtained were, respectively, 30% and 119.7% greater than a machined one, while no tool of smaller volume, there was a reduction of 53.2% in cost and 38.9% in manufacturing time, while both had a reduction of, respectively, 64.3% and 58.4% in mass. The negative result in the first tooling is exclusively related to the volume of material necessary for the deposition and manufacture of the part, given the high cost of the material, which proved to be positive in the tooling with the smaller volume needed, but the gains in ergonomics and safety of the work obtained by reducing the mass are positive in both cases, thanks to the density of the thermoplastic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.subjectIndústria aeronáuticapt_BR
dc.subjectToolspt_BR
dc.subjectThree-dimensional printingpt_BR
dc.subjectAircraft industrypt_BR
dc.titleAplicação da manufatura aditiva na produção de ferramentaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs ferramentais na aviação têm extrema importância na qualidade e competitividade do produto, uma vez que são responsáveis por garantir suas características geométricas com repetibilidade e precisão. O principal objetivo foi aplicar o processo de manufatura aditiva em uma pequena amostra de ferramentais de conformação, a fim de obter redução de Lead Time e custo de fabricação. Através da tecnologia de impressão 3D FDM, que utiliza da deposição de termoplásticos fundidos camada a camada para formar a peça, é possível produzir peças de geometrias extremamente complexas, com uma menor necessidade de processos de fabricação, diferentemente dos métodos de usinagem convencionais onde se tem etapas diferentes em equipamentos diferentes, como operações de torneamento e fresamento. Os ferramentais utilizados na aplicação da manufatura aditiva tiveram os tempos de fabricação, massa total e custos cedidos pelo fabricante, esses são obtidos dos dados que o próprio equipamento de impressão fornece, e então foram comparados aos dados dos mesmos ferramentais fabricados convencionalmente. No ferramental escolhido de maiores dimensões volumétricas, o custo e tempo de fabricação obtidos foram, respectivamente, 30% e 119,7% maiores do que um usinado, enquanto no ferramental de menor volume, houve uma redução de 53,2% no custo e 38,9% no tempo de fabricação, enquanto ambos possuíram uma redução de, respectivamente, 64,3% e 58,4% na massa. O resultado negativo no primeiro ferramental é unicamente relacionado ao volume de material necessário para a deposição e confecção da peça, dado o custo elevado do material, o que se mostrou positivo no ferramental de menor volume requerido, porém os ganhos na ergonomia e na segurança do trabalho obtidos pela redução da massa são positivos em ambos os casos, graças à densidade do termoplástico.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, José Pedro Tomadon Veiga-
dc.contributor.referee1Mello, José Pedro Tomadon Veiga-
dc.contributor.referee2Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani-
dc.contributor.referee3Montezuma, Márcio Aurélio Furtado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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