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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37639
Título: | Metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação como aliadas ao ensino de língua portuguesa no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Active methodologies and digital information and communication technologies as allies in portuguese language teaching in elementary education |
Autor(es): | Hammerschmidt, Vanessa Laís Verboski |
Orientador(es): | Aires, João Paulo |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Estudantes do ensino fundamental Aprendizagem ativa Tecnologia da informação Portuguese language School children Active learning Information technology |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | HAMMERSCHMIDT, Vanessa Laís Verboski. Metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação como aliadas ao ensino de língua portuguesa no ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | As metodologias ativas de aprendizagem são estratégias que surgem para possibilitar aulas mais próximas da realidade dos alunos, assim como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de cidadãos críticos e reflexivos, por meio da resolução de problemas reais da sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental anos finais nas aulas de Língua Portuguesa, com foco no engajamento em aulas planejadas a partir de metodologias ativas e das TDIC, envolvendo atividades práticas e colaborativas, uma vez que observa-se que poucos professores da área planejam suas aulas de tal maneira. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre os temas metodologias ativas e ativismo científico, por meio da análise de trabalhos científicos obtidos no Google Scholar, com a finalidade de verificar se os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental anos finais planejam suas aulas utilizando metodologias ativas e personalizam suas aulas com temas socialmente relevantes. O intervalo de busca foi de 2018 a 2022, com as seguintes palavras-chave: “metodologias ativas”, “ensino de Língua Portuguesa”, “ensino fundamental anos finais”, “relatos de experiência”, resultando em nove trabalhos, dos quais foram selecionados dois que envolviam atividades práticas planejadas com metodologias ativas. Com base nas informações obtidas, verificou-se que muitos professores de Língua Portuguesa não utilizam metodologias ativas em seu planejamento. Assim, foi elaborada uma sequência didática com o tema central “Sustentabilidade”, utilizando as metodologias ativas brainstorming, aprendizagem cooperativa, sala de aula invertida, roda de conversa e exposição oral, envolvendo também as TDIC e uma situação-problema real do ambiente escolar. A sequência foi aplicada em três turmas do 9º ano do ensino fundamental anos finais, totalizando 74 alunos, em um colégio privado da cidade de Ponta Grossa (PR), durante dez aulas de 50 minutos. O objetivo principal da pesquisa foi observar o engajamento e a participação dos alunos em aulas planejadas com metodologias ativas, com foco no protagonismo dos alunos. Também foi aplicado um questionário aos alunos que participaram das aulas, com o intuito de avaliar como eles perceberam as atividades planejadas. Como resultado observou-se que, com a aplicação da sequência didática, o engajamento e a participação dos alunos foram significativamente maiores do que nas aulas tradicionais. Os produtos gerados pelos estudantes, resultado das atividades realizadas, foram de grande criatividade e qualidade. Durante as aulas, os alunos se destacaram como protagonistas, interagindo em grupos e com a professora, pesquisando e participando ativamente das atividades. A análise das respostas dos alunos, com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), indicou três categorias principais: engajamento, criatividade e autonomia e percepção sobre a metodologia ativa. O engajamento foi fortalecido por atividades colaborativas e práticas; a criatividade foi estimulada principalmente na atividade maker, e a metodologia ativa foi considerada positiva, apesar de alguns desafios enfrentados por alunos com dificuldades em falar em público. Em suma, as metodologias ativas de aprendizagem, combinadas com o uso das TDIC, proporcionaram um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo, evidenciando a importância de adaptações conforme as necessidades individuais dos estudantes. |
Abstract: | Active learning methodologies are strategies that emerge to enable classes that are closer to students' reality, as well as Digital Information and Communication Technologies (DICT), which contribute to the teaching and learning process, enabling the formation of critical and reflective citizens, through the resolution of real problems in society. This research aimed to analyze the participation of 9th grade students in Portuguese language classes, focusing on engagement in classes planned based on active methodologies and DICT, involving practical and collaborative activities, since it is observed that few teachers in the area plan their classes in such a way. To this end, a systematic review of the literature on the topics of active methodologies and scientific activism was carried out, through the analysis of scientific papers obtained from Google Scholar, with the purpose of verifying whether Portuguese language teachers in the Final Years of Elementary School plan their classes using active methodologies and personalize their classes with socially relevant themes. The search period was from 2018 to 2022, with the following keywords: “active methodologies”, “Portuguese language teaching”, “elementary school final years”, “experience reports”, resulting in nine works, of which two were selected that involved practical activities planned with active methodologies. Based on the information obtained, it was found that many Portuguese language teachers do not use active methodologies in their planning. Thus, a didactic sequence was developed with the central theme “Sustainability”, using the active methodologies brainstorming, cooperative learning, flipped classroom, conversation circle and oral presentation, also involving TDIC and a real problem situation from the school environment. The sequence was applied in three classes of the 9th grade of Elementary School Final Years, totaling 74 students, in a private school in the city of Ponta Grossa (PR), during ten 50-minute classes. The main objective of the research was to observe student engagement and participation in classes planned with active methodologies, focusing on student protagonism. A questionnaire was also administered to the students who participated in the classes, in order to assess how they perceived the planned activities. As a result, it was observed that, with the application of the didactic sequence, student engagement and participation were significantly greater than in traditional classes. The products generated by the students, resulting from the activities carried out, were of great creativity and quality. During the classes, the students stood out as protagonists, interacting in groups and with the teacher, researching and actively participating in the activities. The analysis of the students' responses, based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2011), indicated three main categories: engagement, creativity and autonomy, and perception of the active methodology. Engagement was strengthened by collaborative and practical activities; creativity was stimulated mainly in the maker activity, and the active methodology was considered positive, despite some challenges faced by students with difficulties in public speaking. In short, active learning methodologies, combined with the use of ICT, provided a more dynamic and collaborative learning environment, highlighting the importance of adaptations according to the individual needs of students. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Tecnologias digitais de informação e comunicação - metodologias ativas de aprendizagem |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37639 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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