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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37637
Título: | Educação inclusiva na prática: o impacto do software L no ensino de surdos |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education in practice: the impact of software L on deaf education |
Autor(es): | Schlosser, Diego Fabricio |
Orientador(es): | Pilatti, Luiz Alberto |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Estudantes surdos Educação bilíngue Educação especial - Ensino auxiliado por computador Professores de educação especial - Formação Software educacional Lingua brasileira de sinais Inclusive education Deaf students Education, Bilingual Special education - Computer-assisted instruction Special education teachers - Training of Educational software |
Data do documento: | 7-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SCHLOSSER, Diego Fabricio. Educação inclusiva na prática: o impacto do software L no ensino de surdos. 2025. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. |
Resumo: | Apesar dos avanços legislativos em prol da educação inclusiva no Brasil, a efetivação do ensino bilíngue para estudantes surdos ainda enfrenta desafios significativos no cotidiano escolar. A escassez de recursos didáticos adequados, a formação insuficiente de professores e a limitada implementação de tecnologias assistivas comprometem a garantia do direito à aprendizagem em condições equitativas. Embora a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tenha sido reconhecida como primeira língua (L1) dessa comunidade, ainda são raras as iniciativas pedagógicas que integram efetivamente a Libras ao processo de ensino, em combinação com o português escrito como segunda língua (L2). Nesse cenário, o uso de tecnologias digitais apresenta-se como uma estratégia promissora para romper barreiras históricas e fortalecer a autonomia e o protagonismo dos alunos surdos no ambiente escolar. Diante dessa problemática, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Software L, previamente desenvolvido, como ferramenta pedagógica no processo de letramento bilíngue de estudantes surdos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, integrando dados quantitativos e qualitativos, coletados por meio de questionários com perguntas discursivas e objetivas, analisados com os softwares Iramuteq e Excel, respectivamente. O estudo foi realizado na Escola de Educação Bilíngue para Surdos Geny de Jesus Souza Ribas, contando com a participação de 39 indivíduos, entre professores (14), pedagogos (3) e alunos surdos (22) de diferentes faixas etárias. O Software L, composto por uma plataforma web e um aplicativo móvel, foi desenvolvido para promover práticas inclusivas ao combinar a Libras como L1 e o português como L2, possibilitando a criação, personalização e compartilhamento de conteúdos educacionais acessíveis e culturalmente adequados. Em um primeiro momento, o pesquisador apresentou o Software L, bem como seu manual técnico, aos professores da escola, aplicando um questionário para investigar o perfil dos participantes, sua relação com a tecnologia e suas percepções sobre o software. No segundo momento da pesquisa, as pedagogas aplicaram o software em um episódio de ensino com os alunos surdos e, ao final, os estudantes também responderam a um questionário sobre suas percepções em relação ao Software L. Os resultados revelaram impactos positivos na aprendizagem, no engajamento dos estudantes e no apoio às práticas pedagógicas bilíngues. A análise quantitativa indicou elevado grau de usabilidade e aceitação do software entre os usuários, enquanto a análise qualitativa destacou aspectos como acessibilidade, valorização da identidade surda e fortalecimento da autonomia dos alunos. A elaboração de um manual técnico complementou o processo de implementação, proporcionando suporte didático aos professores e potencializando a integração do recurso ao planejamento educacional. Conclui-se que o Software L constitui uma solução tecnológica relevante, acessível e replicável, capaz de promover uma educação mais equitativa, contribuindo significativamente para a superação das lacunas ainda presentes no ensino de surdos no Brasil. A pesquisa reforça a importância de desenvolver e validar tecnologias educacionais alinhadas às necessidades linguísticas e culturais da comunidade surda, consolidando o bilinguismo como eixo estruturante de uma educação verdadeiramente inclusiva. |
Abstract: | Despite legislative advances in favor of inclusive education in Brazil, effective bilingual education for deaf students still faces significant challenges in everyday school life. The lack of adequate teaching resources, insufficient teacher training, and limited implementation of assistive technologies undermine the assurance of the right to learning under equitable conditions. Although Brazilian Sign Language (Libras) has been officially recognized as the first language (L1) of the deaf community, pedagogical initiatives that effectively integrate Libras into the teaching process, in combination with written Portuguese as a second language (L2), remain scarce. In this context, digital technologies emerge as a promising strategy to break historical barriers and strengthen the autonomy and protagonism of deaf students in the educational environment. Given this issue, the present study aimed to evaluate the effectiveness of Software L, previously developed, as a pedagogical tool in the bilingual literacy process of deaf students. The research employed a mixed-methods approach, integrating quantitative and qualitative data collected through questionnaires containing both open-ended and multiple-choice questions, which were analyzed using Iramuteq and Excel software, respectively. The study was conducted at the Geny de Jesus Souza Ribas Bilingual School for the Deaf and included 39 participants, including teachers (14), pedagogues (3), and deaf students (22) from different age groups. Software L, composed of a web platform and a mobile application, was developed to promote inclusive practices by combining Libras as L1 and Portuguese as L2, allowing the creation, customization, and sharing of accessible and culturally appropriate educational content. In the first stage, the researcher introduced Software L and its technical manual to the teachers and applied a questionnaire to investigate participants’ profiles, their relationship with technology, and their perceptions of the software. In the second stage, the pedagogues implemented the software in a teaching episode with the deaf students, who subsequently completed a questionnaire regarding their perceptions of Software L. The results revealed positive impacts on learning, student engagement, and support for bilingual pedagogical practices. The quantitative analysis indicated a high level of usability and acceptance of the software among users. In contrast, the qualitative analysis highlighted aspects such as accessibility, the valorization of deaf identity, and the enhancement of student autonomy. Developing a technical manual complemented the implementation process by providing didactic support to teachers and facilitating the integration of the resource into educational planning. It is concluded that Software L represents a relevant, accessible, and replicable technological solution that promotes more equitable education, significantly contributing to overcoming persistent gaps in deaf education in Brazil. This research reinforces the importance of developing and validating educational technologies aligned with the linguistic and cultural needs of the deaf community, consolidating bilingualism as a key foundation for genuinely inclusive education. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Software L: letramento em libras |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37637 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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