Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Júlio César Nardelli-
dc.date.accessioned2025-07-31T20:18:39Z-
dc.date.available2025-07-31T20:18:39Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationBORGES, Julio Cesar Nardelli. Modelagem e avaliação de desempenho da integração temporal no transporte público de ônibus usando grafo multiaspecto. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37635-
dc.description.abstractPublic transportation monitoring systems generate real-time vehicle location data, which is essential for optimizing operations and creating new services. While physical integration at terminals is standard, temporal integration emerges as a valuable alternative, allowing users to change buses at no additional cost within a pre-defined period after initial boarding. This thesis proposes a multi-aspect graph (MAG) to represent and evaluate temporal integration in public bus transport. The research offers four main contributions: (1) an algorithm for itinerary detection capable of handling incomplete and inconsistent GPS data; (2) a MAG-based representation of temporal integration, modeling interactions between lines, stops, and schedules; (3) the concept of a virtual terminal, which identifies strategic transfer points outside traditional physical terminals; and (4) the use of network metrics (degree, closeness, and betweenness centralities, coverage time, temporal centrality) to quantitatively assess the impact of temporal integration. The methodology’s application to the Curitiba network demonstrated a reduction in distances traveled and neighborhood coverage times, without a significant increase in transfers. Similar results were observed in the analysis of the Belo Horizonte network, reinforcing the generality of the proposed approach. These analyses indicate the importance of virtual terminals, which can complement existing physical terminals. This research provides a valuable methodological framework for planning and managing more efficient and sustainable public transport systems.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectLevantamentos de rotaspt_BR
dc.subjectAlgorítmos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectInternet of thingspt_BR
dc.subjectRoute surveyingpt_BR
dc.subjectAlgorithms - Developmentpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleModelagem e avaliação de desempenho da integração temporal no transporte público de ônibus usando grafo multiaspectopt_BR
dc.title.alternativeModeling and performance evaluation of temporal integration in public bus transportation using multiaspect graphpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoSistemas de monitoramento de transporte público geram dados de localização de veículos em tempo real, essenciais para otimizar operações e criar novos serviços. Embora a integração física em terminais seja padrão, a integração temporal surge como uma alternativa valiosa, permitindo que usuários troquem de ônibus sem custo adicional dentro de um período pré-definido após o embarque inicial. Esta tese propõe um grafo multiaspecto ou “Multiaspect Graph” (MAG) para representar e avaliar a integração temporal no transporte público de ônibus. A pesquisa se destaca por quatro contribuições principais: (1) um algoritmo robusto para detecção de itinerários, que lida com dados GPS incompletos; (2) uma representação da integração temporal através do MAG, modelando as interações entre linhas, pontos de parada e horários; (3) o inovador conceito de terminal virtual, que identifica pontos estratégicos de transferência fora dos terminais físicos tradicionais; e (4) o emprego de métricas de rede (como centralidades de grau, proximidade, intermediação e tempo de cobertura) para quantificar o impacto da integra- ção temporal. A aplicação da metodologia nas redes de transporte de Curitiba e Belo Horizonte demonstrou resultados promissores. Em Curitiba, observou-se uma redução nas distâncias percorridas e nos tempos de cobertura dos bairros, sem um aumento significativo no número de baldeações. Resultados análogos em Belo Horizonte reforçam a generalidade da abordagem proposta. As análises discutidas na tese ressaltam a importância dos terminais virtuais, que complementam os terminais físicos existentes, criando novas opções de transferências. Além disso, um arcabouço metodológico valioso é disponibilizado para o planejamento e a gestão de sistemas de transporte público mais eficientes e sustentáveis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8779-6213pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0815989995785458pt_BR
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6483-4694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fonseca, Anelise Munaretto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0182-7128pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4992303457891284pt_BR
dc.contributor.referee1Wehmuth, Klaus-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2694-3931pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015296351834065pt_BR
dc.contributor.referee2Villas, Leandro Aparecido-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1010-8245pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830590737740134pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8885-7003pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.contributor.referee4Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6483-4694pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Thiago Henrique-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6994-8076pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568338246493587pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integracaotemporalmultiaspecto.pdf22,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons