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Título: Numerical evaluation of damage locating vectors application for condition assessment of bridges modelled as beam-type structures
Título(s) alternativo(s): Avaliação numérica da aplicação de vetores de localização de dano para avaliação da condição de pontes modeladas como vigas
Autor(es): Pinto, Anne Gabrielle Ramos
Pereira, Carolina Gonçalves
Souza, Edson Florentino de
Souza, Carlos Francisco Pecapedra
Palavras-chave: Pontes
Vibração
Engenharia de estruturas
Bridges
Vibration
Structural engineering
Data do documento: 6-Fev-2025
Câmpus: Guarapuava
Citação: PINTO, Anne Gabrielle Ramos; PEREIRA, Carolina Gonçalves; SOUZA, Edson Florentino de; SOUZA, Carlos Francisco Pecapedra. Numerical evaluation of damage locating vectors application for condition assessment of bridges modelled as beam-type structures. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v.18, n.6, 2025, p. 01-23.
Resumo: The assessment of structural integrity in bridges is a critical issue, particularly in aging infrastructure exposed to degradation mechanisms. This study proposes a numerical implementation of the damage locating vector (DLV) method for identifying localized stiffness reductions in beam-type bridges modeled via the finite element method (FEM). The approach assumes that modal responses of the damaged structure are available, as if obtained experimentally, and uses only the healthy-state information to construct DLVs. Damage localization is achieved by projecting the damaged modal vectors onto the healthy modal subspace and computing a residue-based damage index. Numerical simulations on a simply supported beam demonstrate that the method can accurately detect and locate damage under various severity levels, even in multiple damage scenarios. The influence of the number of vibration modes used is also evaluated. Despite the promising results, practical limitations related to full-mode shape measurements and uniform severity assumptions in multiple-damage cases are acknowledged.
Abstract: A avaliação da integridade estrutural de pontes é uma preocupação central, especialmente em estruturas envelhecidas sujeitas a mecanismos de degradação. Este estudo propõe uma implementação numérica do método dos vetores de localização de dano (DLV) para identificação de reduções localizadas de rigidez em pontes do tipo viga modeladas pelo método dos elementos finitos (MEF). Parte-se da suposição de que as respostas modais da estrutura danificada estão disponíveis, como se obtidas experimentalmente, e utiliza-se apenas a informação do estado não danificado para a construção dos DLVs. A localização dos danos é realizada por meio da projeção dos modos danificados no subespaço modal sem dano e do cálculo de um índice de dano baseado no resíduo. Simulações numéricas em uma viga biapoiada mostram que o método é capaz de detectar e localizar adequadamente os danos sob diferentes severidades, mesmo em cenários com múltiplos danos. Também é avaliada a influência do número de modos de vibração utilizados. Limitações práticas relacionadas à medição completa dos modos e à consideração de severidades iguais em cenários de múltiplos danos são reconhecidas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37633
ISSN: 1988-7833
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