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Título: Crítica estética e ensino de óptica: as obras de Maurits Cornelis Escher em contexto de ação dialógica e ação comunicativa
Título(s) alternativo(s): Aesthetic critical and optics teaching: the works of Maurits Cornelis Escher in context of dialogic action and communicative action
Autor(es): Ferreira, Eliana Lopes
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Escher, M. C. (Maurits Cornelis), 1898-1972 - Crítica e interpretação
Óptica - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Ilusões de óptica
Freire, Paulo, 1921-1997 - Crítica e interpretação
Habermas, Jürgen, 1929- - Crítica e interpretação
Escher, M. C. (Maurits Cornelis), 1898-1972 - Crítica e interpretação
Optics - Study and teaching
Art - Study and teaching
Optical illusions
Freire, Paulo, 1921-1997 - Criticism and interpretation
Habermas, Jürgen, 1929- - Criticism and interpretation
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Eliana Lopes. Crítica estética e ensino de óptica: as obras de Maurits Cornelis Escher em contexto de ação dialógica e ação comunicativa. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Nesta dissertação foram analisadas articulações possíveis entre âmbitos, explicativo, objetivo, social e subjetivo, no desenvolvimento de uma proposta educacional que abordou as obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), no 3º ano do Ensino Médio, a partir de problematização e construções conjuntas envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Arte. O principal objetivo foi analisar implicações de articulações entre âmbitos, explicativo, objetivo, social e subjetivo para a formação cultural de estudantes, a partir das concepções dialógicaproblematizadora de Paulo Freire e ação comunicativa de Jürgen Habermas no ensino de Óptica, explorando a história e filosofia dos trabalhos de Maurits C. Escher. Ao longo do trabalho: (i) foi analisada a história e filosofia das produções artísticas de Escher como codificação no ensino-aprendizagem de Óptica, (ii) foi desenvolvido um caderno pedagógico contendo um conjunto de atividades para o ensino de conceitos de Óptica a partir das concepções dialógico-problematizadora e da ação comunicativa, envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Arte, (iii) foram analisados aspectos de problematização e construções conjuntas em interações dos estudantes concernentes a relações entre CTSA e Arte. O trabalho constitui-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida em espiral reflexiva, com os estudantes de uma escola pública, situada no centro de Campo Largo/PR. Em seu desenvolvimento, a pesquisa se voltou à formação de estudantes, a partir das concepções dialógico-problematizadora de Paulo Freire e ação comunicativa de Jürgen Habermas no ensino de Óptica, explorando a história e filosofia dos trabalhos de Maurits C. Escher. Nessa perspectiva as produções artísticas de M. C. Escher viabilizaram codificação no ensino-aprendizagem dos conceitos em torno da Óptica, com a elaboração de um caderno pedagógico. Nesse contexto foram analisados aspectos de problematização e construção conjunta em interações dos estudantes. O grupo de pesquisa-ação contou com participação de cinco professores (Física, Arte, Filosofia, História e Biologia) e estudantes de quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio de 2017. Os dados foram constituídos por meio de gravações em áudio e vídeo, registros em diário de campo (portfólio) e trabalhos e produções artísticas, elaborados pelos alunos. Os dados constituídos foram analisados a partir dos pressupostos da ação dialógica e da ação comunicativa, da pesquisa-ação educacional, da análise de conteúdo e da análise de imagem e som. A análise desses dados possibilitou identificar articulações entre os âmbitos mencionados, além de evidenciar a apropriação de conhecimentos científicos e o envolvimento em argumentação e proposições de alternativas a questões abrangendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Arte. Ressalta-se, contudo, a necessidade de formação docente que favoreça tal encaminhamento.
Abstract: In this dissertation, possible articulations between explanatory, objective, social and subjective contexts were analyzed in the development of an educational proposal that approached the works of the Dutch artist Maurits Cornelis Escher (1898-1972), in the 3rd year of secondary education, from problematization and joint constructions involving Science, Technology, Society, Environment and Art. The main objective was to analyze the implications of articulations between scopes, explanatory, objective, social and subjective for the cultural formation of students, from the dialogicalproblematizing conceptions of Paulo Freire and Jürgen Habermas communicative action in the teaching of Optics, exploring history and philosophy of the works of Maurits C. Escher. Throughout the work: (i) the history and philosophy of the artistic productions of Escher was analyzed as codification in the teaching-learning of Optics, (ii) a pedagogical book was developed containing a set of activities for the teaching of Optical concepts from of the dialogical-problematizing conceptions and the communicative action, involving Science, Technology, Society, Environment and Art, (iii) aspects of problematization and joint constructions were analyzed in student interactions concerning relations between CTSA and Art. The work consists of an action research, developed in a reflexive spiral, with the students of a public school, located in the center of Campo Largo / PR. In its development, the research turned to the formation of students, starting from the dialogical-problematizing conceptions of Paulo Freire and communicative action of Jürgen Habermas in the teaching of Optics, exploring the history and philosophy of the works of Maurits C. Escher. From this perspective, the artistic productions of M.C. Escher enabled codification in the teaching-learning of the concepts around the Optics, with the elaboration of a pedagogical book. In this context, aspects of problem solving and joint construction in students' interactions were analyzed. The action research group was attended by five professors (Physics, Art, Philosophy, History and Biology) and students from four classes of the 3rd year of High School in 2017. The data were constituted by means of audio and video recordings, records in field diary (portfolio) and works and artistic productions, elaborated by the students. The constituted data were analyzed from the presuppositions of the dialogical action and the communicative action, educational action research, content analysis and image and sound analysis. The analysis of these data made it possible to identify articulations between the aforementioned scopes, besides evidencing the appropriation of scientific knowledge and the involvement in argumentation and propositions of alternatives to questions covering the relations between Science, Technology, Society, Environment and Art. However, it is important to emphasize the need for teacher training that favors such referral.
Descrição: Acompanha: Caderno pedagógico: crítica estética e ensino de óptica: as obras de M. C. Escher em contexto de ação dialógica e ação comunicativa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3763
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