Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37626
Título: | Avaliação do condicionamento acústico de uma sala de aula com a implementação de painéis de lã de rocha: análise do tempo de reverberação |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the acoustic conditioning of a classroom with the implementation of rock wool panels: reverberation tima analysis |
Autor(es): | Terato, Ryan Ken Kanashiro |
Orientador(es): | Ribeiro, Rodrigo Scoczynski |
Palavras-chave: | Som Engenharia acústica Noise Sound Acoustical engineering Ruído |
Data do documento: | 10-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | TERATO, Ryan Ken Kanashiro. Avaliação do condicionamento acústico de uma sala de aula com a implementação de painéis de lã de rocha: análise do tempo de reverberação. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2025. |
Resumo: | O comportamento acústico de ambientes educacionais é crucial para a qualidade do processo de ensino aprendizagem, sendo o objeto deste estudo a análise das condições acústicas de uma sala de aula da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Guarapuava. O foco da pesquisa está na avaliação do parâmetro objetivo Tempo de Reverberação (TR) com a incorporação de painéis de lã de rocha, instalados nas paredes da sala. As medições acústicas foram realizadas por meio do método da resposta ao impulso, conforme os procedimentos descritos na NBR ISO 3382-1:2017, foram realizadas três medições diferentes, uma da sala de aula sem tratamento acústico nenhuma, a segunda com os painéis a mostra e a terceira com os painéis com uma camada protetora. O objetivo é verificar se a instalação dos painéis proporciona uma redução significativa no TR, melhorando a inteligibilidade da fala e o conforto acústico. Os painéis de lã de rocha foram escolhidos por suas propriedades de absorção sonora, especialmente em frequências mais altas, adequadas para ambientes educacionais que exigem controle acústico eficaz. A pesquisa evidenciou que, antes da instalação dos painéis, o tempo de reverberação da sala estava fora dos padrões adequados para salas de aula, comprometendo a comunicação entre professores e alunos. Após a instalação dos painéis e a análise dos dados obtidos, constatou-se uma redução no TR, resultando em uma melhoria significativa na qualidade do ambiente acústico. Com ajustes precisos nas características geométricas e materiais da sala, foi possível obter um TR próximo ao ideal para o ambiente educacional, promovendo melhor desempenho acadêmico e conforto auditivo para os ocupantes. |
Abstract: | The acoustic behavior of educational environments is crucial to the quality of the teaching-learning process. This study focuses on the analysis of the acoustic conditions of a classroom at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Guarapuava campus. The main objective of the research is to evaluate the objective parameter Reverberation Time (RT) through the incorporation of rock wool panels, which were installed on the classroom walls. The acoustic measurements were conducted using the impulse response method, following the procedures described in the ABNT NBR ISO 3382-1:2017 standard. Three different measure-ments were carried out: the first with the untreated classroom, the second with the panels fully exposed, and the third with the panels covered by a protective layer. The goal is to determine whether the installation of the panels leads to a significant reduction in RT, thereby improving speech intelligibility and overall acoustic comfort. Rock wool panels were chosen for their high sound absorption properties, particularly at higher frequencies, which are suitable for educational environments that demand effective acoustic control. The research showed that, prior to the installation of the panels, the classroom’s reverberation time was beyond the acceptable limits for learning spaces, impairing communication between teachers and students. After the installation and data analysis, a noticeable reduction in RT was observed, resulting in a significant improvement in the acoustic quality of the environment. With precise adjustments to the room’s geometric and material characteristics, it was possible to achieve a reverberation time closer to the ideal for educational settings, promoting better academic performance and auditory comfort for occupants. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37626 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
implementacaolarochatemporeverberacao.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons