Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDe Bona, Márcia Aparecida-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:00:21Z-
dc.date.available2025-07-31T12:00:21Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.identifier.citationBONA, Marcia Aparecida de. Evasão escolar, e agora? um estudo sobre o Programa bolsa-estudante para o ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37619-
dc.description.abstractHigh school dropout rates are a significant challenge for Brazilian public education. This dissertation analyzes the impacts of the Bolsa-Estudante Program (Student Grant Program) public policy on the retention of vulnerable students in high school in the public school system of the state of Santa Catarina, Brazil. The research employed a qualitative and quantitative approach, with primarily exploratory objectives. The procedures used were bibliographical, documentary, and fieldwork, including the collection of secondary data available from the School Census, documentary analysis of basic education legislation and the Bolsa-Estudante Program, as well as interviews with Bolsa-Estudante students and their legal guardians. From a theoretical and conceptual perspective, the analysis is based on Pierre Bourdieu's social reproduction theory. The study found that the Program reduces dropout rates by alleviating economic pressures and fostering student retention in formal education. However, challenges persist, such as overloading student responsibilities, lacking pedagogical support, and precarious school infrastructure. Therefore, financial support policies are relevant but must be linked to pedagogical and social strategies to ensure sustainable effectiveness. The study contributes to improving educational policies aimed at equity and inclusion, supporting the construction of integrated approaches that strengthen retention in high school. Thus, this study has a potential impact on improving educational public policies aimed at equity and inclusion, supporting the construction of integrated approaches that strengthen retention in secondary education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectDropoutspt_BR
dc.subjectHigh school teachingpt_BR
dc.titleEvasão escolar, e agora? um estudo sobre o Programa bolsa-estudante para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSchool dropouts, what now? a study on the student grant program for high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar no Ensino Médio é um desafio relevante para a educação pública brasileira. Esta dissertação analisa os impactos da política pública denominada Programa Bolsa- Estudante em relação à permanência escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade do Ensino Médio na rede pública estadual de Santa Catarina. A pesquisa empregou abordagem quali-quantitativa, com objetivos principalmente exploratórios. Os procedimentos utilizados foram bibliográficos, documentais e de campo, incluindo coleta de dados secundários disponíveis no Censo Escolar, análise documental da legislação básica da área de Educação e do Programa Bolsa-Estudante, bem como entrevistas com estudantes beneficiários da Bolsa-Estudante e seus responsáveis legais. Do ponto de vista teórico-conceitual, a análise fundamenta-se na teoria da reprodução social de Pierre Bourdieu. O estudo identificou que o referido Programa contribui para reduzir a evasão ao aliviar pressões econômicas e incentivar a continuidade dos estudos. No entanto, desafios persistem, como a sobrecarga de responsabilidades dos estudantes, falta de suporte pedagógico e infraestrutura escolar precária. Políticas públicas de apoio financeiro aos estudantes são relevantes, mas precisam ser articuladas a estratégias pedagógicas e sociais para garantir eficácia sustentável. Dessa forma, este estudo apresenta um impacto potencial para subsidiar melhoria de políticas públicas educacionais voltadas à equidade e inclusão, subsidiando a construção de abordagens integradas que fortaleçam a retenção no ensino médio.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611807640461051 ID Lattes: 0611807640461051pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6382-6403pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee2Piovezana, Leonel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8577-319Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196195261847883pt_BR
dc.contributor.referee3Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982876455910216pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evasaobolsaensinomedio.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons