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dc.creatorMoreira, Alisson Carpegiane-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:58:15Z-
dc.date.available2025-07-29T21:58:15Z-
dc.date.issued2025-05-24-
dc.identifier.citationMOREIRA, Alisson Carpegiane. Necessidades educacionais específicas na formação de professores de química: um estudo exploratório. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37604-
dc.description.abstractThis study investigated the perceptions of undergraduate Chemistry students at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Campo Mourão campus, regarding their training to work with students who are the target audience of Special Education. The research is justified by the growing number of students with special educational needs and the importance of initial teacher education in promoting inclusive practices in basic education. The methodology involved a systematic literature review following the PRISMA protocol – which is a study method that aims to obtain new conclusions from the analysis of already published materials –, conducted using the CAPES Portal, as well as the application of a questionnaire – developed based on the review – administered to students from the third to the eighth semesters of the program. The results indicate that, although students recognize the relevance of school inclusion and have attended courses related to the topic, most do not feel adequately prepared to plan and conduct chemistry classes with an inclusive approach. This is particularly true for practical lessons, which demand specific ergonomic and physical adaptations, for both part of the teacher and the student of high school. Participants emphasized the need for more practical and targeted training, including workshops, internships focused on inclusion, and greater integration between chemistry content and adapted teaching strategies. The study concludes by suggesting that initial teacher education should be reinforced through the incorporation of inclusive pedagogical tools and hands-on experiences aimed at this student population, thereby ensuring more comprehensive technical and pedagogical preparation for the diverse realities present in contemporary classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleNecessidades educacionais específicas na formação de professores de química: um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeSpecific educational needs in chemistry teacher training: an exploratory studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho investigou a percepção de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UTFPR – campus Campo Mourão sobre sua formação para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa é justificada pelo crescente ingresso de estudantes com necessidades educacionais específicas e pela importância da formação docente inicial na consolidação de práticas inclusivas na Educação Básica. O método envolveu revisão sistemática da literatura científica, conduzida por meio do protocolo PRISMA – que é um método de estudo que visa obter novas conclusões a partir da análise de materiais já publicados – no Portal de Periódicos da CAPES, além da aplicação de um questionário, desenvolvido após a revisão, a alunos matriculados do terceiro ao oitavo períodos do referido curso. Os resultados revelaram que, embora os discentes reconheçam a relevância da inclusão escolar e tenham cursado disciplinas relacionadas ao tema, a maioria deles não se sente preparada para planejar e executar aulas de Química com viés inclusivo, especialmente aulas práticas, as quais exigem determinadas disposições ergonômicas e físicas, tanto por parte do professor da Educação Básica quanto dos alunos. Os participantes destacaram a necessidade de uma abordagem mais prática e específica, com oficinas, estágios voltados à inclusão e maior integração entre os conteúdos de Química e estratégias de ensino adaptadas. Por fim, sugere-se fortalecer essa formação docente inicial por meio do estudo de ferramentas e experiências práticas inclusivas voltadas a esse público, garantindo maior preparação técnica-pedagógica para a diversidade presente nas salas de aula.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.advisor-co1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.referee2Deimling , Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee3Monteiro, Paula Cavalcante-
dc.contributor.referee4Sander, Ricardo Ernani-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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