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Título: Necessidades educacionais específicas na formação de professores de química: um estudo exploratório
Título(s) alternativo(s): Specific educational needs in chemistry teacher training: an exploratory study
Autor(es): Moreira, Alisson Carpegiane
Orientador(es): Cargnin, Claudete
Palavras-chave: Professores de química
Professores - Formação
Educação especial
Chemistry teachers
Teachers, Training of
Special education
Data do documento: 24-Mai-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MOREIRA, Alisson Carpegiane. Necessidades educacionais específicas na formação de professores de química: um estudo exploratório. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.
Resumo: Esse trabalho investigou a percepção de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UTFPR – campus Campo Mourão sobre sua formação para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa é justificada pelo crescente ingresso de estudantes com necessidades educacionais específicas e pela importância da formação docente inicial na consolidação de práticas inclusivas na Educação Básica. O método envolveu revisão sistemática da literatura científica, conduzida por meio do protocolo PRISMA – que é um método de estudo que visa obter novas conclusões a partir da análise de materiais já publicados – no Portal de Periódicos da CAPES, além da aplicação de um questionário, desenvolvido após a revisão, a alunos matriculados do terceiro ao oitavo períodos do referido curso. Os resultados revelaram que, embora os discentes reconheçam a relevância da inclusão escolar e tenham cursado disciplinas relacionadas ao tema, a maioria deles não se sente preparada para planejar e executar aulas de Química com viés inclusivo, especialmente aulas práticas, as quais exigem determinadas disposições ergonômicas e físicas, tanto por parte do professor da Educação Básica quanto dos alunos. Os participantes destacaram a necessidade de uma abordagem mais prática e específica, com oficinas, estágios voltados à inclusão e maior integração entre os conteúdos de Química e estratégias de ensino adaptadas. Por fim, sugere-se fortalecer essa formação docente inicial por meio do estudo de ferramentas e experiências práticas inclusivas voltadas a esse público, garantindo maior preparação técnica-pedagógica para a diversidade presente nas salas de aula.
Abstract: This study investigated the perceptions of undergraduate Chemistry students at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Campo Mourão campus, regarding their training to work with students who are the target audience of Special Education. The research is justified by the growing number of students with special educational needs and the importance of initial teacher education in promoting inclusive practices in basic education. The methodology involved a systematic literature review following the PRISMA protocol – which is a study method that aims to obtain new conclusions from the analysis of already published materials –, conducted using the CAPES Portal, as well as the application of a questionnaire – developed based on the review – administered to students from the third to the eighth semesters of the program. The results indicate that, although students recognize the relevance of school inclusion and have attended courses related to the topic, most do not feel adequately prepared to plan and conduct chemistry classes with an inclusive approach. This is particularly true for practical lessons, which demand specific ergonomic and physical adaptations, for both part of the teacher and the student of high school. Participants emphasized the need for more practical and targeted training, including workshops, internships focused on inclusion, and greater integration between chemistry content and adapted teaching strategies. The study concludes by suggesting that initial teacher education should be reinforced through the incorporation of inclusive pedagogical tools and hands-on experiences aimed at this student population, thereby ensuring more comprehensive technical and pedagogical preparation for the diverse realities present in contemporary classrooms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37604
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