Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37603
Título: | Proposta experimental para o ensino de MCR-ALS em cursos de quimiometria experimental |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for teaching MCR-ALS in chemometry courses |
Autor(es): | Perrud, Nathan dos Santos |
Orientador(es): | Valderrama, Patrícia |
Palavras-chave: | Quimiometria Ensino - Meios auxiliares Análise multivariada Chemometrics Teaching - Aids and devices Multivariate analysis |
Data do documento: | 28-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | PERRUD, Nathan dos Santos. Proposta experimental para o ensino de MCR-ALS em cursos de quimiometria experimental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025. |
Resumo: | A quimiometria tem ganhado importância significativa no ensino superior e no mercado de trabalho, levando a um número crescente de abordagens de ensino para diversas ferramentas quimiométricas. Nesse contexto, o presente trabalho visa contribuir para o desenvolvimento e expansão de estratégias educacionais, apresentando uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Resolução de Curvas Multivariadas usando Mínimos Quadrados Alternados (MCR-ALS). Esta proposta foi elaborada para implementação em cursos de ensino superior que incluem tópicos quimiométricos em seus currículos. Com base em dados espectrofotométricos no ultravioleta e visível (UV-Vis) coletados de uma solução binária de corantes, a atividade aborda conceitos essenciais de quimiometria e MCR-ALS, uma introdução ao conjunto de dados, uso prático da interface gráfica do usuário MCR-ALS e calibração pseudounivariada. O objetivo é promover um entendimento mais aprofundado do MCR-ALS entre os alunos, incentivando tanto a compreensão conceitual quanto a interpretação prática desta ferramenta quimiométrica e suas aplicações. Além disso, essa abordagem didático-pedagógica visa apoiar o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras em quimiometria em ambientes de ensino superior. |
Abstract: | Chemometrics has gained significant importance in higher education and the job market, leading to an increasing number of teaching approaches for various chemometric tools. In this context, the present work aims to contribute to the development and expansion of educational strategies by presenting a didacticpedagogical proposal for teaching Multivariate Curve Resolution using Alternating Least Squares (MCR-ALS). This proposal is designed for implementation in higher education courses that include chemometric topics in their curricula. Based on ultraviolet and visible (UV-Vis) spectrophotometric data collected from a binary solution of colorants, the activity covers essential concepts of chemometrics and MCR-ALS, an introduction to the data set, practical use of the MCR-ALS graphical user interface, and pseudo-univariate calibration. The objective is to promote a deeper understanding of MCR-ALS among students, encouraging both the conceptual comprehension and practical interpretation of this chemometric tool and its applications. Furthermore, this didactic-pedagogical approach is intended to support the development of innovative teaching practices in chemometrics within higher education settings. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37603 |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostaexperimentalensinomcrals.pdf | 87,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.