Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Herrero, Ana Paula | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T18:23:21Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T18:23:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.citation | HERRERO, Ana Paula. Interdisciplinaridade no ensino de arte com o uso da ferramenta tecnológica WebQuest. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3759 | - |
dc.description | Acompanha: WebQuest interdisciplinar | pt_BR |
dc.description.abstract | The challenges of using technology are numerous, the vast offer of technological resources brings new formats of use and can be used as a tool to support teaching. This study presents the use of a technological tool allied to the teaching of Art and the concept of interdisciplinarity. The problem to be analyzed is what challenges occur in the elaboration and application of a WebQuest developed to work the history of art interdisciplinarily. The theoretical basis is based on authors who work with interdisciplinarity such as Fazenda (2001, 2008, 2002, 2010, 2011, 2014), Gusdorf (1977), Paviani (2005), Piaget (1972), Japiassu (1976) and Santomé ), added by the precepts of creation and development of a WebQuest elaborated by the American professors Bernie Dodge and Tom March. The objectives of this work are to describe the process of elaborating a WebQuest involving the teaching of Art and Mathematics, to discuss the application process of the interdisciplinary tool and to present reflections and impressions about the application of WebQuest. The types of research used were bibliographic, field, analytical, qualitative and quantitative. The activity was applied to thirty one students of the first year of high school in a public school in the city of Apucarana, northern Paraná. The results validated that the use of WebQuest as a support tool to reflect on the history of Art in an interdisciplinary project is efficient, as it was able to instigate the student to work both contents of the Art discipline and Mathematics content favoring the collaborative environment for the class. The students considered the use of WebQuest interesting and reported that there were no difficulties in developing the activity. They also suggested that teachers use online research in more classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Art - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Internet in education | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade no ensino de arte com o uso da ferramenta tecnológica WebQuest | pt_BR |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity in the teaching of Art with the use of the technological tool WebQuest | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os desafios de uso da tecnologia são inúmeros, a imensa oferta de recursos tecnológicos traz novos formatos de utilização podendo ser empregados inclusive como ferramenta de apoio ao ensino. Neste estudo é apresentado o uso de uma ferramenta tecnológica aliada ao ensino de Arte e ao conceito de interdisciplinaridade. O problema a ser analisado é quais desafios ocorrem na elaboração e aplicação de uma WebQuest desenvolvida para trabalhar a historia da arte interdisciplinarmente. A fundamentação teórica é pautada em autores que trabalham com interdisciplinaridade como Fazenda (2001, 2008, 2002, 2010, 2011, 2014), Gusdorf (1977), Paviani (2005), Piaget (1972), Japiassu (1976) e Santomé (1998), acrescida dos preceitos de criação e desenvolvimento de uma WebQuest elaborados pelos professores americanos Bernie Dodge e Tom March. Os objetivos deste trabalho é descrever o processo de elaboração de uma WebQuest envolvendo o ensino de Arte e Matemática, discutir o processo de aplicação da ferramenta interdisciplinar e apresentar reflexões e impressões sobre a aplicação da WebQuest. Os tipos de pesquisa utilizados foram bibliográfica, de campo, analítica, qualitativa e quantitativa. A atividade foi aplicada a trinta e um alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana, norte do Paraná. Os resultados validaram que o uso da WebQuest como ferramenta de apoio para refletir sobre a história da Arte em um projeto interdisciplinar mostra-se eficiente, pois conseguiu instigar o aluno a trabalhar tanto conteúdos da disciplina de Arte como conteúdos de Matemática favorecendo o ambiente colaborativo para a turma. Os alunos consideraram o uso da WebQuest interessante e informaram que não houve dificuldades no desenvolvimento da atividade. Também sugeriram que professores utilizem a pesquisa online em mais aulas. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4005896484608558 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dutra, Alessandra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Trevisan, André Luís | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dutra, Alessandra | - |
dc.contributor.referee2 | Trevisan, André Luís | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Marilu Martens | - |
dc.contributor.referee5 | Zara, Kátya Regina de Freitas | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Herrero, Ana Paula_2018.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Herrero, Ana Paula_2018_1.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons