Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37595
Título: | Análise da variação da temperatura de superfície em relação à intensidade de trânsito na área urbana de Francisco Beltrão-PR |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the variation of surface temperature in relation to traffic intensity in the urban area of Francisco Beltrão-PR |
Autor(es): | Koyanagi, Yumi |
Orientador(es): | Manosso, Fernando Cesar |
Palavras-chave: | Ilha de calor urbana Sensoriamento remoto Trânsito urbano Urbanização Urban heat island Remote sensing Local transit Urbanization |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | KOYANAGI, Yumi. Análise da variação da temperatura de superfície em relação à intensidade de trânsito na área urbana de Francisco Beltrão-PR. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. |
Resumo: | O processo de urbanização, aliado ao impacto crescente das atividades humanas, tem alterado as características do ambiente urbano, contribuindo para a formação de ilhas de calor. Nessas áreas, as temperaturas são mais elevadas do que regiões rurais circundantes, devido à densidade dos edifícios, tipos de pavimentação, redução de áreas verdes e ainda aliado a intensidade de fluxo de veículos nos centros urbanos. As ilhas de calor afetam a qualidade de vida da população urbana. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a variação da temperatura de superfície e a intensidade do trânsito nas principais vias de Francisco Beltrão-PR, município que apresenta evidências do fenômeno de ilhas de calor urbanas. Utilizando ferramentas de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento, foi realizado o mapeamento da temperatura de superfície e a intensidade de trânsito veicular, para posteriormente realizar a sobreposição das imagens visando relacionar esses processos. Os resultados apontaram que as vias com maior fluxo de veículos registraram temperaturas de superfície média acima da média registrada na cidade toda, com um aumento percentual de 7,1% e, em alguns casos, superaram as temperaturas registradas em vias com menor ou nenhum tráfego, evidenciando uma relação entre o fluxo veicular e o aumento da temperatura superficial. |
Abstract: | The urbanization process, combined with the increasing impact of human activities, has changed the characteristics of the urban environment, contributing to the formation of heat islands. In these areas, temperatures are higher than in surrounding rural regions, due to the density of buildings, types of paving, reduction of green areas and also the intensity of vehicle flow in urban centers. Heat islands affect the quality of life of the urban population. This study aims to analyze the relationship between surface temperature variation and traffic intensity on the main roads of Francisco Beltrão-PR, a municipality that presents evidence of the phenomenon of urban heat islands. Using remote sensing tools and geoprocessing techniques, the surface temperature and the intensity of vehicular traffic were mapped, and the images were subsequently overlaid in order to relate these processes. The results showed that roads with the highest vehicle flow recorded average surface temperatures above the average recorded in the entire city, with a percentage increase of 7.1% and, in some cases, exceeded the temperatures recorded on roads with less or no traffic, evidencing a relationship between vehicle flow and the increase in surface temperature. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37595 |
Aparece nas coleções: | FB - Engenharia Ambiental e Sanitária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
temperaturasuperficietransito.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons