Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37591
Título: Aprendizagem lúdica: brinquedo para auxiliar na alfabetização infantil
Título(s) alternativo(s): Playful learning: toy to assist in child literacy
Autor(es): Maldaner, Ianara de Souza
Orientador(es): Leite, Marta Karina
Palavras-chave: Brinquedos - Confecção
Alfabetização
Ensino - Meios auxiliares
Brinquedos educativos
Projeto de produto
Toy making
Literacy
Teaching - Aids and devices
Educational toys
Product design
Data do documento: 28-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MALDANER, Ianara de Souza. Aprendizagem lúdica: brinquedo para auxiliar na alfabetização infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Das diversas etapas que fazem parte do desenvolvimento infantil, o processo de alfabetização possui grande importância, visto que é nesse período que as crianças aprendem a se expressar e desenvolvem habilidades essenciais para a vivência em sociedade. A fim de tornar a alfabetização menos cansativa e desinteressante para a criança, os brinquedos educativos são desenvolvidos. A atividade lúdica proporciona diversão e colabora com o desenvolvimento físico, emocional, mental e social das crianças. O presente trabalho tem o intuito de produzir um brinquedo lúdico que instigue o aprendizado de crianças em processo de alfabetização. Para isso, são utilizadas metodologias que auxiliaram na compreensão das necessidades dos usuários e na estruturação do projeto de design. São pesquisados por referenciais teóricos que introduzem as classificações de brinquedos e atividades lúdicas, as etapas que envolvem a alfabetização e o contexto histórico, sociocultural e projetual do design de brinquedos. A partir da pesquisa teórica e da metodologia proposta, são realizadas análises de similares, seguida por entrevistas com usuários da área da educação e gerações de alternativas. Após a seleção da alternativa que melhor se encaixa com o objetivo do projeto, segue-se para o refinamento e produção do protótipo. Por fim, o produto é implementado por uma profissional da educação fundamental, para verificar se o objetivo de incentivar o processo de alfabetização por uma ferramenta lúdica é atingido.
Abstract: Of the various stages that are part of child development, the process of literacy holds great importance, as it is during this period that children learn to express themselves and develop essential skills for social interaction. In order to make literacy less tedious and uninteresting for children, educational toys have been developed. Playful activities provide fun and contribute to the physical, emotional, mental, and social development of children. The present work aims to produce a playful toy that stimulates the learning of children in the process of literacy. To achieve this, methodologies were used to help understand the needs of users and structure the design project. Theoretical references were researched that introduce the classification of toys and playful activities, the stages involved in literacy, and the historical, sociocultural, and project context of toy design. Based on the theoretical research and the proposed methodology, analyses of similar products were conducted, followed by interviews with users in the area of education and the generation of alternatives. After selecting the alternative that best fit the project’s objective, refinement and prototype production followed. Finally, the product was implemented by an elementary education professional to verify whether the goal of encouraging the literacy process through a playful tool was achieved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37591
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brinquedoauxiliaralfabetizacaoinfantil.pdf6,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons