Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHirai, Daniela Narumi-
dc.creatorCunha, Maiara Miotti-
dc.date.accessioned2025-07-28T18:04:34Z-
dc.date.available2025-07-28T18:04:34Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationHIRAI, Daniela Narumi; CUNHA, Maiara Miotti. Brinquedo infantil para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37588-
dc.description.abstractThe present work proposes the development of a children’s toy to promote the socioemotional development of children in the concrete operational phase between 6 and 9 years old. The Covid-19 pandemic and the resulting social isolation have worsened the socio-emotional difficulties of children and adolescents, creating an opportune context for carrying out this study. The Human Centered Design (HCD) methodology was used to ensure that the toy met the needs and expectations of the target audience. After passing through the UTFPR Ethics Committee, the study was authorized to carry out participatory research with the Cub Scouts of the Scout Group Santos Dumont 20/PR, where the socio-emotional skills to be developed were identified: communication and teamwork, as well as playful elements that needed to be incorporated into the toy. As a result, the product developed, based on these field observations and based on the principles of Emotional Design, child development and socio-emotional skills, focuses on promoting positive and constructive experiences for children. The development in stages, following the methodology defined in the scope of the project allowed three meetings to be held with the Cub Scouts, thus obtaining constant feedback from the children. It is understood, therefore, that the final product has artistic, cultural, educational and social relevance, contributing to the integral development of children from a design perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectHabilidades sociais em criançaspt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.subjectSocial skills in childrenpt_BR
dc.subjectEmotional intelligencept_BR
dc.titleBrinquedo infantil para o desenvolvimento de habilidades socioemocionaispt_BR
dc.title.alternativeChildren's toy for socioemotional skill developmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo infantil para a promoção do desenvolvimento socioemocional de crianças na fase operatórioconcreto, entre 6 e 9 anos. A pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social agravaram as dificuldades socioemocionais de crianças e adolescentes, gerando um contexto oportuno para a realização deste estudo. A metodologia do Human Centered Design (HCD) foi utilizada para garantir que o brinquedo atendesse às necessidades e expectativas do público-alvo. Após passar pelo Comitê de Ética da UTFPR, o estudo foi autorizado a realizar pesquisas participativas com os Lobinhos do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR, onde foram identificadas as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas: comunicação e trabalho em equipe, bem como os elementos lúdicos que precisavam ser incorporados ao brinquedo. Como resultado, o produto desenvolvido, a partir destas observações em campo e da fundamentação sobre princípios do Design Emocional, desenvolvimento infantil e habilidades socioemocionais, tem foco na promoção de experiências positivas e construtivas para as crianças. O desenvolvimento em etapas, seguindo a metodologia definida no escopo do projeto, permitiu a realização de três encontros com os Lobinhos obtendo assim o feedback constante das crianças. Entende-se, portanto, que o produto final tem relevância artística, cultural, educacional e social, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças a partir do olhar do design.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Cindy Renate Piassetta-
dc.contributor.referee1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee2Bordenousky Filho, Renato-
dc.contributor.referee3Leite, Marta Karina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brinquedodesenvolvimentohabilidadessocioemocionais.pdf9,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons