Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerrot, Caroline dos Santos Periard-
dc.date.accessioned2025-07-28T17:34:38Z-
dc.date.available2025-07-28T17:34:38Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationPERROT, Caroline dos Santos Periard. Tríade cromática do racismo: uma análise das cores vermelho, azul e branco em Corra!, de Jordan Peele. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37585-
dc.description.abstractThe present work aims to identify the colors present in the film Get Out (2017), directed by the american filmmaker Jordan Peele, and analyze how the presence and meaning of these colors either highlight or conceal the social critique related to racism in the United States of America within this production. Through a literature review on the symbolic and psychological aspects of color, this study seeks to understand how the use of red, white, and blue reinforces or conceals the political and social critique of racism present throughout the feature film. First, the paper aims to establish the groundwork with a brief overview of contemporary productions, the history of audiovisual, an understanding of the cinematic language in the horror genre, focusing on the use of colors and their materialization in cinema. Next, a brief study on the representation of social movements in U.S. cinema, with an emphasis on racism, will be conducted. Subsequently, a film analysis methodology (SOUTO, 2020) will be applied to achieve the objective. This methodology will assist in breaking down the film into scenes, identifying the colors present in these scenes, and, finally, analyzing the meaning of these colors in relation to the highlighting or concealing of the social critique regarding racism in the United States of America. The results of this study contribute to an understanding of visual language, specifically the use of colors in cinema as a means to convey political and social messages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCor - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSimbolismo das corespt_BR
dc.subjectCinematografia em corespt_BR
dc.subjectCinema em corespt_BR
dc.subjectCinema - Análisept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectColor - Psychological aspectspt_BR
dc.subjectSymbolism of colorspt_BR
dc.subjectColor cinematographypt_BR
dc.subjectColor motion picturespt_BR
dc.subjectMotion pictures - Analysispt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleTríade cromática do racismo: uma análise das cores vermelho, azul e branco em Corra!, de Jordan Peelept_BR
dc.title.alternativeChromatic triad of racism: an analysis of the colors red, blue and white in 'Get Out' by Jordan Peelept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar as cores presentes no filme Corra! (Get Out, 2017), dirigido pelo cineasta norte-americano Jordan Peele, e analisar como a presença e o significado dessas cores evidenciam ou dissimulam a crítica social referente ao racismo nos Estados Unidos da América presentes nesta produção. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito dos aspectos simbólicos e psicológicos da cor, este estudo procura entender como o uso das cores vermelho, branco e azul reforça ou dissimula a crítica política e social do racismo, presente durante todo o longa-metragem. Busca-se, primeiramente, fundamentar o trabalho, em um breve recorte nas produções contemporâneas, a história do audiovisual, na compreensão da linguagem cinematográfica do gênero terror, com foco na utilização das cores e sua materialização pelo cinema. Em seguida, faz-se um breve estudo sobre a representação dos movimentos sociais no cinema dos EUA, com foco no racismo, haverá a aplicação de uma metodologia de análise fílmica (SOUTO, 2020) com vistas a se atingir o objetivo. Essa metodologia auxiliará na decomposição do filme em cenas, na identificação das cores presentes nessas cenas, e, por fim, na análise do significado dessas cores em relação à evidência ou dissimulação da crítica social referente ao racismo nos Estados Unidos da América. Os resultados deste trabalho contribuem para a compreensão da linguagem visual, mais especificamente o uso das cores, no cinema como meio de transmitir mensagens políticas e sociais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2Schirigatti, Elisangela Lobo-
dc.contributor.referee3Públio, Marcelo Abilio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecoresjordanpeele.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons