Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37565
Título: | Proposta de experimentos no ensino da estática |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of experiments for statics education |
Autor(es): | Fonseca, Alexandre Mucarzel |
Orientador(es): | Silva, Claudio Tavares da |
Palavras-chave: | Estática - Experiências Aprendizagem ativa Laboratórios experimentais Statics - Experiments Active learning Testing laboratories |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FONSECA, Alexandre Mucarzel. Proposta de experimentos no ensino da estática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | A partir do desejo dos professores de adicionar práticas experimentais à disciplina de Estática, é proposto o desenvolvimento da estrutura física e elaboração de roteiros para realização de experimentos adaptados da dissertação de Xavier (2010). Com base nos conceitos de Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas busca-se incentivar a maior participação do aluno no processo de aprendizagem, de forma a aumentar seu interesse e a retenção de conhecimentos e reduzir a evasão. Os experimentos trabalham os conceitos de Equilíbrio Estático, Carregamentos Distribuídos e Treliças, e foram realizados a partir de materiais fornecidos pelos professores em adição a outros adquiridos. As montagens finais estão disponibilizadas no laboratório de Estática da UTFPR Campus Curitiba e os roteiros experimentais podem ser consultados nos Apêndices. A proposta possibilita a utilização da maneira desejada pelo professor, entretanto, não foi aplicada em aulas reais e, portanto, não pôde se beneficiar dos feedbacks dos estudantes para realização de melhorias. O resultado foi considerado satisfatório e espera beneficiar o aprendizado dos alunos da disciplina. |
Abstract: | From the professor’s desire to add experimental classes to the Statics module, the development of a physical structure and the writing of scripts for the execution of experiments is proposed, adapted from Xavier (2010). Based on the concepts of Meaningful Learning and Active Methodologies it seeks to encourage greater participation from the student in the learning process, in a way to increase interest and knowledge retention and decrease evasion. The experiments contain concepts related to Static Equilibrium, Load Distribution and Trusses, and were executed from materials provided by the professors in addition to ones purchased. The final assemblies can be found in the Statics laboratory at UTFPR Campus Curitiba, and the scripts can be consulted in the Appendices. The proposal enables its use in the way the professor intends, however, it was not applied in real-life classes, therefore it could not benefit from the feedback of the students in its improvement. Overall, the result was considered satisfying, and it hopes to benefit the students learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37565 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
experimentosensinoestatica.pdf | 17,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons