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Título: Análise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais
Título(s) alternativo(s): Numerical analysis of flow in flettner rotors of commercial vessels
Autor(es): Silva, Luansol Valério Aquino da
Orientador(es): Germer, Eduardo Matos
Palavras-chave: Análise numérica
Rotores - Dinâmica
Cilindros
Efeito magnus
Aerodinâmica
Numerical analysis
Rotors - Dynamics
Cylinders
Magnus effect
Aerodynamics
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Luansol Valério Aquino da. Análise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este estudo tem por objetivo realizar uma análise numérica dos parâmetros aerodinâmicos de cilindros rotativos em regimes de escoamento supercríticos, para número de Reynolds de 5x105, 106 e 5x106. É realizado, também, um estudo laminar para Re=200. Através da utilização do modelo de turbulência 𝑘 − 𝜖, com função de parede padrão, são realizadas simulações bidimensionais do problema turbulento no software ANSYS® 2022 R2. Os resultados mostram-se de acordo com a literatura pesquisada. Para Re=200, é utilizado o modelo laminar no mesmo software e há concordância dos resultados, salvo para razões de rotação maiores que 4.8. O trabalho procura, também, fundamentar de maneira sólida este campo de estudos, a fim de servir de base para trabalhos futuros, onde a aplicação de cilindros rotativos é estudada para propulsão naval.
Abstract: This study aims to perform a numerical analysis of the aerodynamic parameters of rotating cylinders in supercritical flow regimes, for Reynolds numbers of 5x105, 106, and 5x106. Additionally, laminar flow simulations were conducted for Re=200. Using the 𝑘 − 𝜖 turbulence model with a standard wall function, two-dimensional turbulent simulations of the problem were carried out in ANSYS® 2022 R2 software. The results were found to be consistent with the researched literature. For Re=200, the laminar model in the same software was employed, and there was agreement in the results, except for spin ratios greater than 4.8. The study also seeks to provide a solid foundation for this field of research to serve as a basis for future work, where the application of rotating cylinders will be explored for naval propulsion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37562
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