Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37537
Título: Diplomacia científica e governança pública nas instituições de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Science diplomacy and public governance in higher education institutions
Autor(es): Taniguti, Barbara Sayuri Poffo
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Ciência - Cooperação internacional
Diplomacia
Relações internacionais
Administração pública - Cooperação internacional
Universidades e faculdades
Política pública
Educação internacional - Portugal
Educação internacional - Brasil
Intercâmbio educacional
Science - International cooperation
Diplomacy
International relations
Public administration - International cooperation
Universities and colleges
Public policy
International education - Portugal
International education - Brazil
Educational exchanges
Data do documento: 18-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TANIGUTI, Barbara Sayuri Poffo. Diplomacia científica e governança pública nas instituições de ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: A diplomacia científica tem emergido como um elemento essencial para a governança pública, especialmente por possibilitar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e por promover a cooperação internacional através do aumento da representatividade dos países no cenário global. As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel fundamental nesse cenário, permitindo a internacionalização do conhecimento por diversas ferramentas, como a mobilidade acadêmica e a participação em redes científicas transnacionais. Nesse contexto, o estudo busca analisar a relação da diplomacia da ciência com a governança pública a partir do papel das IES na internacionalização e na cooperação científica, usando o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Brasil, como instituições paradigmas. A escolha destas instituições se deu por conta do expressivo destaque que dão à internacionalização, ostentando um histórico consolidado de parcerias em mobilidade acadêmica e de participação em redes conjuntas de pesquisa científica, além de serem as instituições às quais a pesquisadora está vinculada em seu programa de duplo diploma de mestrado. Metodologicamente, escolheu-se a abordagem qualitativa, usando primordialmente a pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas com gestores do IPB e da UTFPR. Os resultados evidenciam que as IES desempenham papel fundamental na formulação de políticas públicas baseadas em evidências, na cooperação internacional e no desenvolvimento sustentável, confirmando que a internacionalização acadêmica fortalece a diplomacia científica e impacta diretamente a governança pública, tornando-a mais eficaz e eficiente. O estudo propõe, ainda, um modelo de rede de diplomacia científica, destacando seu potencial para estreitar os laços entre o Brasil e Portugal e para fomentar a diplomacia da ciência como ferramenta estratégica no desenvolvimento sustentável e na governança, local e global. Desse modo, a pesquisa reafirma a atuação essencial das IES na formulação de políticas públicas respaldadas em evidências científicas, destacando a diplomacia científica como pilar na governa pública contemporânea.
Abstract: Science diplomacy has been emerging as an essential element of public governance, particularly by enabling the formulation of evidence-based public policies and promoting international cooperation through the increased global representations of countries. Higher education institutions (HEIs) play a fundamental role in this context, fostering the internationalization of knowledge through various mechanisms, such as academic mobility and participation in transnational scientific networks. Within this framework, this study aims to analyze the relationship between science diplomacy and public governance by examining the role of HEIs in internalization and scientific cooperation, using the Bragança Polytechnic University (IPB) in Portugal and the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) in Brazil as paradigm institutions. These institutions were chosen due to their strong emphasis on internalization, wellestablished partnerships in academic mobility and joint scientific research networks, and direct connection to the researcher though a dual-degree master’s program. Methodologically, a qualitative approach was chosen, primarily employing bibliographic and documentary research, as well as semi-structured interviews with IPB and UTFPR managers. The results highlight that HEIs play a crucial role in formulating evidence-based public policies and promoting sustainable development which confirms that academic internationalization strengthens science diplomacy and directly impacts public governance, making it more effective and efficient. Furthermore, the study proposes a science diplomacy network model, emphasizing its potential to strengthen ties between Brazil and Portugal and to promote science diplomacy as a strategic tool for sustainable development and governance at both local and global levels. Thus, this research reaffirms the essential role of HEIs in formulating evidencebased public policies, positioning science diplomacy as a pillar of contemporary public governance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37537
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diplomaciacientificagovernancapublica.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons