Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37536
Título: | Mutaciones/ Proyecto Areguá: complexidades contextuais e tradições seletivas na prática de Marcos Benitez |
Título(s) alternativo(s): | Mutaciones/ Proyecto Areguá: contextual complexities and selective traditions in the work of Marcos Benitez |
Autor(es): | Sanches, Douglas Colombelli Parra |
Orientador(es): | Queluz, Gilson Leandro |
Palavras-chave: | Cerâmica - Areguá (Paraguai) Ceramistas Arte Moderna - Paraguai Cultura material - Paraguai Cultura popular Modernismo (Arte) Arte e sociedade - Paraguai Pottery - Areguá (Paraguay) Potters Art, Modern - Paraguay Material culture - Paraguay Popular culture Modernism (Art) Art and society - Paraguay |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANCHES, Douglas Colombelli Parra. Mutaciones/ Proyecto Areguá: complexidades contextuais e tradições seletivas na prática de Marcos Benitez. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as condições e relações envolvidas nos aspectos produtivos da prática artística Mutaciones: Proyecto Areguá, desenvolvida pelo artista Marcos Benitez (Assunção, 1973) em contato com ceramistas da localidade de Areguá, município periférico da capital paraguaia, entre 2004 e 2006. O projeto incorporou a força de trabalho, os procedimentos endêmicos e aspectos materiais dos produtos da cerâmica areguenha, levantando questões sobre o grau e os termos dessas apropriações. A análise fundamenta-se nos estudos culturais, com ênfase no materialismo cultural de Raymond Williams, o que permite examinar as dimensões ideológicas que permeiam a dinâmica cultural em que Benitez e Mutaciones: Proyecto Areguá estão ativos. Além disso, dialoga com contribuições teóricas de Néstor Garcia-Canclini, Jesús Martin-Barbero e Tício Escobar, tanto para desvendar o contexto de atuação do artista quanto para explorar as articulações entre sua prática e o objeto de investigação. A pesquisa revela como Benitez, em Mutaciones: Provecto Areguá, problematiza os referenciais do modernismo assunceno que instituíram um recorte da “cerâmica tradicional popular paraguaia”, marginalizando a produção cerâmica areguenha. Ao deslocar essa tradição, o artista opera sobre as contradições desse cânone, a também evocar elementos implícitos, incluindo sujeitos, procedimentos, condições e relações de produção que basearam sua prática. Dessa forma, o estudo demonstra como a obra de Benitez se relaciona com tendências modernas do pensamento artístico, ativas em sujeitos e formações que desempenharam um papel central na consolidação das instituições de arte e cultura durante o processo de redemocratização do Paraguai, exemplificando como as práticas artísticas contemporâneas podem ser elaboradas em diálogo com seus antecedentes próximos. |
Abstract: | This research aims to investigate and problematize the contextual complexities surrounding the practice Mutaciones: Provecto Areguá, an artistic production developed between 2004 and 2006 by Paraguayan visual artist Marcos Benitez. In this production, the artist employed the labor force and procedures of ceramic production from the city of Areguá, also incorporating various aspects of its products. The research is grounded in cultural studies frameworks, primarily based on the propositions of cultural theorist Raymond Williams, while engaging in dialogue with Néstor Garcia-Canclini, Jesús Martin-Barbero, and Tício Escobar to explore the contextual complexities and problematize aspects of this production. The research thus revealed the calculation undertaken in Mutaciones: Proyecto Areguá, in which the artist reflects on his Asunción-based references. These references, constituted by modernist artists who prescribed a “traditional popular Paraguayan ceramics,” represent an exclusionary formulation for Areguá’s ceramic production. Understanding this movement not only allowed for an understanding of the displacement of Areguá”s ceramic production in relation to the outlined tradition but also uncovered previously implicit elements, including subjects, procedures, conditions, and production relations that influenced Benitez’s practice. As a result, the investigation enables an understanding of Benitez’s practice in relation to modem trends of thought that were active in the actions of individuals and formations, which were predominant in the consolidation of art and cultural institutions during Paraguay’s redemocratization process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37536 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mutacionesproyectoaregua.pdf | 9,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons