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dc.creatorMazeiro, Mateus Guedes-
dc.date.accessioned2025-07-21T17:58:12Z-
dc.date.available2025-07-21T17:58:12Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.identifier.citationMAZEIRO, Mateus Guedes. Análise comparativa de parâmetros de suspensão de um veículo. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37533-
dc.description.abstractThis Final Course Project aims to comparatively analyze the suspension parameters of a Volkswagen Up!, considering the influence of springs with different construction characteristics and stiffness rates. The study investigates how these variations affect the vehicle's dynamic performance, including comfort, stability, and drivability. The methodology used includes compression tests of the springs on the EMIC DL 30000N universal testing machine to determine their stiffness, as well as the application of the quarter-car model for vibrational analysis. The original vehicle spring, with a stiffness of approximately 24,878 N/m, was compared to a coilover kit spring, which had an average stiffness of 40,978 N/m, representing an increase of 64.7%. This variation directly impacts on the vehicle's behavior, making it stiffer and more responsive, but less comfortable. Practical tests were conducted at the Zilmar Beux Circuit in Cascavel-PR to validate theoretical analyses. The lap time with the original suspension was 1 minute, 24 seconds, and 673 milliseconds, while with the coilover kit, it was reduced to 1 minute, 20 seconds, and 460 milliseconds, representing a 5.22% improvement in performance. This difference demonstrates that the increased suspension stiffness improves grip, reduces body roll, and allows for better control in corners. The results confirm that replacing the original suspension with a stiffer set significantly alters the vehicle's dynamics, favoring track performance but compromising comfort in urban use. The research contributes to the understanding of the interactions between suspension stiffness and vehicle dynamic behavior, being relevant both for motorsport enthusiasts and the automotive industry. Future research could deepen the analysis by considering the influence of damping and variations in the center of gravity height, as well as the application of sensors for more precise measurements of the vehicle's dynamic response.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectBearings (Machinery)pt_BR
dc.titleAnálise comparativa de parâmetros de suspensão de um veículopt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of vehicle suspension parameterspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar comparativamente os parâmetros de suspensão de um Volkswagen Up!, considerando a influência de molas com diferentes características construtivas e taxas de rigidez. O estudo investiga como essas variações afetam o desempenho dinâmico do veículo, incluindo conforto, estabilidade e dirigibilidade. A metodologia utilizada inclui ensaios de compressão das molas na máquina de ensaio universal EMIC DL 30000N para determinar sua rigidez, além da aplicação do modelo de um quarto de carro para análise vibracional. Foram comparadas a mola original do veículo, com rigidez de aproximadamente 24.878 N/m, e a mola de uma suspensão coilover, que apresentou rigidez média de 40.978 N/m, um aumento de 64,7%. Essa variação impacta diretamente o comportamento do veículo, tornando-o mais rígido e responsivo, porém menos confortável. Os testes práticos foram realizados no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel-PR, para validar as análises teóricas. O tempo de volta com a suspensão original foi de 1 minuto, 24 segundos e 673 milésimos, enquanto com a suspensão coilover foi reduzido para 1 minuto, 20 segundos e 460 milésimos, representando uma melhora de 5,22% na performance. Essa diferença demonstra que a rigidez aumentada da suspensão melhora a aderência, reduz o rolamento da carroceria e possibilita maior controle nas curvas. Os resultados confirmam que a substituição da suspensão original por um conjunto mais rígido altera significativamente a dinâmica do veículo, favorecendo a performance em pista, mas comprometendo o conforto em uso urbano. A pesquisa contribui para o entendimento das interações entre rigidez da suspensão e comportamento dinâmico do veículo, sendo relevante tanto para entusiastas do automobilismo quanto para o setor automotivo. Futuras pesquisas podem aprofundar a análise considerando a influência do amortecimento e da variação da altura do centro de gravidade, bem como a aplicação de sensores para medições mais precisas da resposta dinâmica do veículo.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho, Denise Alves-
dc.contributor.advisor-co1Rigatti, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee1Ramalho, Denise Alves-
dc.contributor.referee2Rigatti, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee3Dalmas, Sergio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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