Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37520
Título: Experimentos didáticos para os processos significativos de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Didactic experiments for significant teaching and learning processes
Autor(es): Vanzella, Joana Raquel Diehl
Orientador(es): Mucelin, Carlos Alberto
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
Prática de ensino
Material didático
Ensino - Meios auxiliares
Learning
Education
Student teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 10-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: VANZELLA, Joana Raquel Diehl. Experimentos didáticos para os processos significativos de ensino e aprendizagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025.
Resumo: Esta dissertação teve como tema de estudo a educação e objeto de investigação a utilização de materiais pedagógicos, mais especificamente experimentos matemáticos. Experimento Lei de Hooke e o Experimento Espelhos Planos foram explorados. O estudo teve como objetivo apresentar a forma de construção dos referidos materiais e suas potencialidades com a finalidade de propor o desenvolvimento de atividades ou os processos de ensino e, aprendizagem significativa de conteúdos programáticos da Matemática, Física, Ciências e Ciências Ambientais entre outras. A proposta didática em questão busca caracterizar a conformidade existente com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e Rogers. Recursos didáticos são materiais usados pelos professores no contexto de sala de aula e com o propósito de auxiliar os processos de ensino e a aprendizagem. O uso de um experimento matemático com finalidade pedagógica tem como potencial o contato/interação para que o estudante possa experienciar determinados fenômenos e permita a construção de significados, observados os conhecimentos que ele já adquiriu ou vivenciou. Os experimentos matemáticos explorados nesta pesquisa preveem, suas utilizações com a associação aos conteúdos programáticos de Matemática e de Ciências Ambientais para os estudantes além de caracterizar determinados aspectos que estão previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino.
Abstract: This dissertation's subject of study was education and the object of investigation was the use of pedagogical materials, more specifically mathematical experiments. Hooke's Law Experiment and the Flat Mirrors Experiment were explored. The study aimed to present the way in which the aforementioned materials were constructed and their potential with the purpose of proposing the development of activities or teaching processes and significant learning of programmatic contents in Mathematics, Physics, Science and nvironmental Sciences, among others. The didactic proposal in question seeks to characterize the existing conformity with the assumptions of Ausubel and Rogers' Theory of Meaningful Learning. Teaching resources are materials used by teachers in the classroom context and with the purpose of assisting the teaching and learning processes. The use of a mathematical experiment for pedagogical purposes has the potential for contact/interaction so that the student can experience certain phenomena and allows the construction of meanings, observing the knowledge that they have already acquired or experienced. The mathematical experiments explored in this research foresee their uses in association with the syllabus of Mathematics and Environmental Sciences for students, in addition to characterizing certain aspects that are foreseen in the National Common Curricular Base for teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37520
Aparece nas coleções:SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JOANA_10_ABRIL_2025.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
DISSERTACAO_JOANA_10_ABRIL_2025.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons