Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37511
Título: | Análise de variação dimensional na montagem automotiva utilizando simulação de Monte Carlo: estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Dimensional variation analysis in automotive assembly using Monte Carlo simulation: a case study |
Autor(es): | Rottava, Cézar Augusto |
Orientador(es): | Rodrigues, Fábio Rodrigo Mandello |
Palavras-chave: | Análise dimensional Tolerância (Engenharia) Monte Carlo, Método de Dimensional analysis Tolerance (Engineering) Monte Carlo method |
Data do documento: | 12-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | ROTTAVA, Cézar Augusto. Análise de variação dimensional na montagem automotiva utilizando simulação de Monte Carlo: estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Este trabalho investiga a análise de variação dimensional na montagem automotiva, utilizando a simulação de Monte Carlo como ferramenta estatística para prever dispersões dimensionais. O estudo avalia o impacto das tolerâncias dos componentes individuais na variação final da montagem de laterais automotivas e sua influência na qualidade percebida. Para isso, foi desenvolvido um modelo tridimensional fictício, no qual foram aplicadas tolerâncias geométricas baseadas em normas industriais. As simulações de Monte Carlo permitiram identificar as tolerâncias mais sensíveis ao processo de montagem, auxiliando na compreensão das fontes de variação das folgas e afloramentos. Além disso, a matriz de análise e otimização do software 3DCS foi utilizada para redistribuir as tolerâncias com base em fatores de custo, equilibrando qualidade e viabilidade econômica. Os resultados demonstraram que a correta definição dos Datums, tolerâncias e estratégia de montagem impacta diretamente a robustez dimensional do produto. O estudo reforça a importância do uso de softwares de Toleranciamento Auxiliado por Computador no desenvolvimento de produtos automotivos, proporcionando maior precisão e eficiência na tomada de decisões da engenharia. |
Abstract: | This study presents an analysis of dimensional variation in automotive assembly using Monte Carlo simulation as a statistical prediction tool. The research investigates the impact of individual component tolerances on the final assembly variation of automotive side panels, assessing their influence on perceived product quality. To achieve this, a three-dimensional model of a fictitious automotive side panel was developed, with geometric tolerances applied based on industry standards. Monte Carlo simulations were performed to predict the dimensional dispersion of gaps and flushs, identifying the most critical tolerances affecting the assembly process. Additionally, the matrix analysis and optimization of the 3DCS software was used to propose tolerance adjustments based on cost factors, aiming to balance quality and economic feasibility. The results demonstrated that the proper definition of datums, tolerances, and assembly strategies significantly impacts the dimensional robustness of the product. This study highlights the importance of using Computer-Aided Tolerancing software in automotive product development, providing a more accurate approach to decision-making in dimensional. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37511 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
variacaodimensionalmontecarlo.pdf | 7,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons