Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Andrei Cecchele da-
dc.date.accessioned2025-07-17T11:48:56Z-
dc.date.available2025-07-17T11:48:56Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.citationSILVA, Andrei Cecchele da. Dimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitária. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37493-
dc.description.abstractThe objective of this work is the sizing of the braking system of a 4x4 off-road prototype used in university competitions. The study aims to develop an efficient braking system, with low weight, reduced cost, and easy maintenance, in addition to ensuring an ergonomic interface between the driver and the system, prioritizing the safety and comfort of the driver. The methodology adopted involved setting specific goals, divided into stages of braking system sizing, with an emphasis on the structural development of a pedal focused on performance and ergonomics. Computational simulations were carried out to validate the structural behavior of the pedal, complemented by practical tests to evaluate the real performance of the braking system. The results showed that all goals were achieved, demonstrating the good performance of the designed system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectBrakespt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.titleDimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitáriapt_BR
dc.title.alternativeSizing of a brake system applied to a university competition off-road prototypept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o dimensionamento do sistema de frenagem de um protótipo off-road 4x4 utilizado em competições universitárias. O estudo visa ao desenvolvimento de um sistema de frenagem eficiente, com baixo peso, custo reduzido e fácil manutenção, além de garantir uma interface ergonômica entre o piloto e o sistema, priorizando a segurança e o conforto do condutor. A metodologia adotada envolveu a definição de metas específicas, divididas em etapas de dimensionamento do sistema de frenagem, com ênfase no desenvolvimento estrutural de um pedal focado em desempenho e ergonomia. Simulações computacionais foram realizadas para validar o comportamento estrutural do pedal, complementadas por testes práticos para avaliar o desempenho real do sistema de frenagem. Os resultados mostraram que todas as metas foram alcançadas, evidenciando o bom desempenho do sistema projetado.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee2Stahlschmidt, Joamilton-
dc.contributor.referee3Maccarini, Adelino Carlos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dimensionamentofreioprototipo.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons