Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37457
Título: Concepções de criticidade e educação científica básica: uma síntese interpretativa crítica
Título(s) alternativo(s): Conceptions of criticality and basic science education: a critical interpretative synthesis
Concepciones de criticidad y enseñanza de las ciencias básicas: una síntesis crítica interpretativa
Autor(es): Toniolo, Thiago Augusto Moreira
Orientador(es): Garcia, Nilson Marcos Dias
Palavras-chave: Pensamento crítico
Ciência - Aspectos sociais
Ciência - Estudo e ensino
Dialética
Tecnologia - Aspectos sociais
Pedagogia crítica
Critical thinking
Science - Social aspects
Science - Study and teaching
Dialectic
Technology - Social aspects
Critical pedagogy
Data do documento: 18-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TONIOLO, Thiago Augusto Moreira. Concepções de criticidade e educação científica básica: uma síntese interpretativa crítica. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Diante da tendência de acriticidade que tem permeado as compreensões espontâneas na Educação Básica sobre as práticas sociais em Ciências da Natureza, a questão da criticidade ganha relevância no enfrentamento da desinformação e da publicidade enganosa e na sua relação com os processos de transformação, tanto tecnocientíficos quanto sociais. Neste sentido, esta pesquisa concentrou-se nas principais concepções de criticidade presentes na literatura acadêmica e de suas relações com as práticas sociais em Ciências da Natureza e atividades tecnológicas e educativas associadas. A investigação fundamentou-se no materialismo histórico dialético, dialogando com Karl Marx, Gyorgy Lukács, Karel Kosik, José Barata-Moura, Angela Davis, entre outros. Apoiou-se também sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia a partir de John Bernal, Antonio Gramsci, Maria Andery e Álvaro Vieira Pinto, e a Pedagogia Histórico-Crítica forneceu pressupostos para pensar os aspectos educacionais. A investigação se configurou como uma revisão crítica e selecionou a Síntese Interpretativa Crítica de Dixon-Woods et al. como método, modalidade focada em dados qualitativos, na análise crítica da literatura e no processo de recriação teórico-conceitual. A amostragem intencional criteriosa ocorreu em duas fases, usando a variabilidade da matriz teórico-filosófica como critério principal e o auxílio dos aplicativos eletrônicos Zotero e Rayyan. A triagem resultou em portfólio de dados de 23 unidades informacionais, recuperadas por sistemas digitais, consulta a especialistas e cadeias intertextuais, que deram suporte para a elaboração de onze sinopses descritivas: Idade Antiga, Criticismo Kantiano, Marx e marxistas, Escola de Frankfurt, Michel Foucault, bell hooks e identidade, Educação Popular Freiriana, Pedagogia Histórico-Crítica, Alfabetização científica, Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente brasileira (CTSA) e sua correlata, focada no pensamento Crítico (CTSPC). No processo de interpretação dos textos, foram utilizados elementos da Filosofia da Linguagem Bakthiniana e da Análise do Discurso Crítica. As sinopses versaram sobre concepções de criticidade, que embasaram uma síntese interpretativa que permitiu reproblematizações, exercícios de negatividade e positividade filosófica. Este movimento propôs categorias constitutivas para a criticidade, tal como negatividade superadora, objetualidade, mediaticidade, atividade, racionalidade dialética, conhecimento, contra-hegemonia, questionamento, totalidade, liberdade, consubstancialidade, práxis, coletividade, dialogicidade e autocrítica. Estas categorias foram posteriormente dinamizadas na particularidade das práticas em Ciências da Natureza, atividades tecnológicas e educativas associadas, vislumbrando uma educação científica a partir de uma crítica da atual ciência hegemônica. A investigação concluiu que a criticidade, embora implosiva, disruptiva e entrópica, é uma das qualidades essenciais para inovações sociais e tecnocientíficas inconformadas com a desigualdade, a injustiça e a violência que afligem, cotidianamente, os seres humanos e a natureza e que a busca de formas para melhor desenvolvê-la é uma tarefa histórica fundamental da Educação Básica e da humanidade como um todo.
Abstract: In the face of the tendency towards uncriticality that has permeated spontaneous understandings of social practices in the natural sciences in primary and secondary education, the issue of criticality is gaining relevance in the fight against disinformation and misleading advertising and in its relationship with the processes of transformation, both techno-scientific and social. In this regard, this research has focused on the main conceptions of criticality found in academic literature and their relationship with social practices in the natural sciences and associated technological and educational activities. The research was based on dialectical historical materialism, dialoguing with Karl Marx, Gyorgy Lukács, Karel Kosik, José Barata-Moura, Angela Davis, among others. It was also based on the concepts of Science and Technology from John Bernal, Antonio Gramsci, Maria Andery and Álvaro Vieira Pinto, and HistoricalCritical Pedagogy provided assumptions for thinking about educational aspects. The investigation was configured as a critical review and selected the Critical Interpretive Synthesis of Dixon-Woods et al. as its method, a modality focused on qualitative data, critical analysis of the literature and the process of theoretical-conceptual recreation. Judicious intentional sampling took place in two phases, using the variability of the theoretical-philosophical matrix as the main criterion and the aid of the electronic applications Zotero and Rayyan. The screening resulted in a data portfolio of 23 information units, retrieved by digital systems, consultation with experts and intertextual chains, which supported the preparation of eleven descriptive synopses: Ancient Age, Kantian Criticism, Marx and Marxists, Frankfurt School, Michel Foucault, Bell Hooks and identity, Freirian Popular Education, Historical-Critical Pedagogy, Scientific Literacy, Brazilian Science, Technology, Society and Environment Education (CTSA) and its correlate, focused on Critical thinking (CTS-PC). In the process of interpreting the texts, elements of Bakthinian Philosophy of Language and Critical Discourse Analysis were utilized. The synopses dealt with conceptions of criticality, which supported an interpretative synthesis that allowed for new problematizations, exercises in philosophical negativity and positivity. This movement proposed constitutive categories for criticality, such as overcoming negativity, objectuality, mediaticity, activity, dialectical rationality, knowledge, counter-hegemony, questioning, totality, freedom, consubstantiality, praxis, collectivity, dialogicity and self-criticism. These categories were then brought to life in the particularity of natural science practices and associated technological and educational activities, with a view to scientific education based on a critique of current hegemonic science. The research concluded that criticality, although implosive, disruptive and entropic, is one of the essential qualities for social and techno-scientific innovations that are nonconformist towards the inequality, injustice and violence that afflict human beings and nature on a daily basis, and that the search for ways to better develop it is a fundamental historical task for basic education and humanity as a whole.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37457
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criticidadeeducacaocientifica.pdf6,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons