Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37448
Título: | Extensão de navegador para auxílio à leitura de pessoas com dislexia |
Título(s) alternativo(s): | Reading aid browser extension for people with dyslexia |
Autor(es): | Pedrozo, Karen Alessandra Golinski |
Orientador(es): | Schmitke, Luiz Rafael |
Palavras-chave: | Distúrbios da aprendizagem Leitura Dislexia Sites da Web Projeto de acessibilidade Learning disabilities Reading Dyslexia Web sites Barrier-free design |
Data do documento: | 2-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PEDROZO, Karen Alessandra Golinski. Extensão de navegador para auxílio à leitura de pessoas com dislexia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024. |
Resumo: | Este estudo propõe o desenvolvimento de uma extensão de navegador voltada para a assistência de indivíduos com Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp), como dislexia, para a leitura de textos digitais em navegadores da web. A motivação deste trabalho reside na escassez de soluções tecnológicas dedicadas a esse público alvo, muitas das quais são complexas ou apresentam limitações significativas. O objetivo principal do trabalho foi criar uma extensão que simplifique a experiência de leitura contribuindo para a melhoria da acessibilidade de textos digitais, promovendo assim o bem-estar e o desempenho dos usuários com dislexia. A abordagem metodológica abrangeu a pesquisa e análise de softwares existentes, seguida pela implementação da extensão com recursos de acessibilidade. Os testes realizados com três usuários diagnosticados com dislexia revelaram resultados positivos. O software foi bem recebido e ajudou no acompanhamento das linhas de texto. Os participantes acharam a ferramenta fácil de usar e expressaram interesse em utilizá-la no futuro e recomendá-la a outras pessoas. A extensão demonstrou ser funcional, responsiva e compatível com navegadores baseados em Chromium, com personalização bem recebida. Esses resultados destacam a importância de uma abordagem simples e intuitiva na criação de ferramentas de apoio à leitura para pessoas com dislexia, promovendo a inclusão e melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. |
Abstract: | This study proposes the development of a browser extension aimed at assisting individuals with Specific Learning Disorders (SLDs), such as dyslexia, in reading digital texts on web browsers. The motivation for this work stems from the scarcity of technological solutions dedicated to this target audience, many of which are complex or have significant limitations. The main objective was to create an extension that simplifies the reading experience, thus improving the accessibility of digital texts and enhancing the well-being and performance of users with dyslexia. The methodological approach included research and analysis of existing software, followed by the implementation of the extension with accessibility features. Tests conducted with three users diagnosed with dyslexia revealed positive results. The software was well received and helped users track lines of text. Participants found the tool easy to use and expressed interest in using it in the future and recommending it to others. The extension proved to be functional, responsive, and compatible with Chromium-based browsers, with the customization options being well-received. These results underscore the importance of a simple and intuitive approach in creating reading support tools for individuals with dyslexia, promoting inclusion and improving their quality of life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37448 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
extensaonavegadorleituradislexia.pdf | 767,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons