Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndolhe, Eliane Iara-
dc.date.accessioned2025-07-10T15:20:29Z-
dc.date.available2025-07-10T15:20:29Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationANDOLHE, Eliane Iara. A correção ortográfica no processo de consolidação da alfabetização no terceiro ano do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37428-
dc.description.abstractWe know that the literacy process is complex for both children and teachers. Consolidating this process and enabling children to write autonomously and correctly requires teachers to act assertively, especially when providing corrections. Thus, the objective of this study is to analyze the corrections made by teachers (research subjects) on an excerpt of text written by third-year elementary school students in order to understand the methodology used in these corrections and to outline a profile of these teachers, who worked in the municipal school system of Pato Branco in 2023. The research is based on theoretical frameworks related to literacy, particularly phonological awareness and the grapho-phonological relationship, as well as literacy methods, specifically the phonics method as presented in the works of Cagliari (2010), Faraco (2021), Ferreiro (2011), and Soares (2002), along with reading through the analysis of the phonological and lexical routes. In this study, the corrections made by the teachers were analyzed and classified based on the research of Ruiz (2001) and Serafini (1998). Regarding the methodology, a field study was conducted between November and December of 2023 in the municipal public school system of Pato Branco, involving teachers who teach Portuguese Language. The questionnaire applied included questions regarding the teachers' academic background, their understanding of concepts such as reading, writing, literacy, spelling, and correction. Additionally, information was gathered from the teachers' perspectives regarding texts with spelling errors, analyzing the corrections made. Based on the partial results of this research, it is possible to state that most teachers have an academic background in Pedagogy and experience in the field of education. They also frequently propose text production activities for students and unanimously agree that it is necessary to correct the texts of students in the literacy phase, considering their writing level. The teachers analyzed in this study employed more than one type of correction (indicative and resolutive) when reviewing the excerpt proposed in the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectNotas e médias escolarespt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChildren - Writingpt_BR
dc.subjectGradind and marking (Students)pt_BR
dc.subjectReading teacherspt_BR
dc.titleA correção ortográfica no processo de consolidação da alfabetização no terceiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOrthographic correction in the process of literacy consolidation in the third year of elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoSabemos que o processo de alfabetização é complexo para a criança e para o professor. Consolidar esse processo, fazendo com que a criança escreva de maneira autônoma e correta, exige que o professor atue de forma assertiva, principalmente quando realiza a correção. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como os professores do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Pato Branco realizam a correção de textos, quais concepções e metodologias fundamentam essas práticas e descobrir qual é o perfil desses professores no ano de 2023. A pesquisa segue, portanto, embasamento teórico relacionado à alfabetização, em especial à consciência fonológica e à relação grafofonológica, bem como os métodos de alfabetização, especificamente o método fônico das obras de Cagliari (2009), Faraco (2021), Ferreiro (2011), Soares (2002) e à leitura por meio da análise da rota fonológica e lexical. Nesta proposta foram analisadas e classificadas as correções realizadas pelos professores sob o viés das pesquisas de Ruiz (2001) e Serafini (1998). Em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo entre os meses de novembro e dezembro de 2023 na rede pública municipal de ensino da cidade de Pato Branco, com professores atuantes no ensino da Língua Portuguesa. No questionário aplicado, foram consideradas questões referentes à formação acadêmica do professor, sua compreensão de conceitos como leitura, escrita, alfabetização, ortografia e correção. Ademais, foram coletadas informações sobre o olhar do professor em textos que apresentavam trocas ortográficas, analisando as correções feitas. Os resultados da pesquisa demonstram que a maioria dos professores possui formação acadêmica no curso de Pedagogia e experiência na área de educação, também propõem atividades de produção de texto frequentemente aos alunos e são unânimes em afirmar que é necessário corrigir textos de estudantes em fase de alfabetização, levando em consideração o nível de escrita. Mas, a diferença na formação desses professores não implicou na diferença das correções feitas nos excertos de textos analisados. A maioria dos professores pesquisados utilizaram mais de um tipo de correção (indicativa e resolutiva), podendo associar até três tipos mas os professores pouco ou quase nada utilizaram os tipos de correção ortográfica mais complexas: classificatória e textual-interativa, definidas como correções mais dialógicas. Sobre o tempo de experiência do professor, através dos resultados, se confirma a teoria de Serafini (1998) de que os professores mais jovens apresentam certa dificuldade no momento da correção. Já os professores com mais anos de experiência aliam mais tipos de correção e desenvolvem as suas próprias técnicas de correção.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-4909-2616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785827536279852pt_BR
dc.contributor.advisor1Gritti, Leticia Lemos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1626-5930pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253638321010978pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Susiele Machry da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7125-947Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357pt_BR
dc.contributor.referee1Gritti, Leticia Lemos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1626-5930pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253638321010978pt_BR
dc.contributor.referee2Teis, Denize Terezinha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5619-9328pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253638321010978 http://lattes.cnpq.br/2379316930183906pt_BR
dc.contributor.referee3Porto, Gilceane Caetano-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7983-6860pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254346690954765pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
correcaoortograficaprocessoalfabetizacao.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons